Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Rosângela Rezende propõe criação de programa itinerante para diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista em Goiás

10 de Abril de 2025 às 15:33
Rosângela Rezende propõe criação de programa itinerante para diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista  em Goiás

Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) projeto de lei proposto pela deputada Rosângela Rezende (Agir) que sugere ao Executivo a instituição do programa itinerante “Carreta DIA”, com o objetivo de tornar mais acessível o diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista (TEA) em todo o território do estado de Goiás.

A proposta é que o estado se utilize da estrutura de projetos itinerantes já existentes para levar equipes multidisciplinares, com profissionais especializados e os equipamentos necessários, para realizar os diagnósticos e dar às famílias de jovens e crianças autistas os devidos encaminhamentos para o acompanhamento e a assistência adequados a cada caso.

“O diagnóstico precoce do TEA é de fundamental importância para nossa sociedade. E entendemos que a dificuldade que as famílias enfrentam para a obtenção de um laudo gera não somente a angústia da incerteza, como também retarda o início do acompanhamento que é tão necessário para a independência e a garantia de uma melhor qualidade de vida às pessoas autistas”, defende a parlamentar.

Em reunião da CCJ na última semana, prevaleceu o voto em separado do deputado Talles Barreto (UB), líder do Governo, que pediu que sejam ouvidas as Secretarias de Estado de Relações Institucionais (Serint) e da Saúde (SES) sobre a viabilidade da proposta.

“Ponderamos que esta medida deve ser tratada com a devida urgência a fim de que esta relevante questão da demora no encaminhamento de pacientes seja minimizada e traga mais alento às famílias que têm vivenciado esta situação”, assevera Rosângela.

Gabinete Dep. Rosângela Rezende Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.