Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar percorre o estado em defesa de políticas públicas para autistas

Se não bastasse o fato de liderar o ranking de deputados que mais apresentaram matérias de inclusão das pessoas com deficiência, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) tem percorrido o interior do estado, realizando audiência públicas para discussão do autismo.
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Cezar apresentou aproximadamente trinta projetos de lei que tratam do autismo. Os subsídios para a elaboração da matéria foram colhidos pelo deputado mediante um questionário digital, no qual pais de filhos autistas puderam responder quais as maiores dificuldades enfrentam desde o diagnóstico inicial ao início do suporte profissional. "Quando mais cedo for diagnosticado o autismo, melhor será a evolução neuroclínica".
Paulo Cezar ressalta que o autismo não é uma doença, mas um transtorno, caracterizado por desordens do desenvolvimento neurológico, presentes desde o nascimento ou começo da infância. "A pessoa diagnosticada com autismo, dentro do espectro, pode apresentar déficit na comunicação social ou interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento", frisa.
Ontem, terça-feira, 22, Paulo Cezar realizou duas audiências públicas para discussão do tema autismo. Uma em Iporá e outra em Piranhas de Goiás. Em Iporá, Paulo Cezar anunciou a destinação de uma emenda parlamentar impositiva, no valor de R$ 300 mil, para criação da Associação de Equoterapia para Autistas.
Os dois eventos reuniram centenas de pessoas, entre pais atípicos, psicólogos, psicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, professores, e autoridades municipais. "O autismo pressupõe o envolvimento não apenas da família, mas dos três entes federativos - União, estados e municípios - e a sociedade de modo geral", assinalou o decano.