Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide fortalece leis em defesa do meio ambiente e no combate ao desmatamento no Cerrado em Goiás

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) vem consolidando sua atuação como referência na defesa do meio ambiente em Goiás. Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa e coordenador das frentes parlamentares em defesa do Cerrado e da Chapada dos Veadeiros, Gomide é o parlamentar que mais apresentou e teve aprovadas leis ambientais no estado nas duas últimas legislaturas.
Entre 2021 e 2025, 14 propostas de sua autoria foram sancionadas, consolidando um mandato comprometido com o desenvolvimento sustentável e a proteção dos biomas goianos. Entre as leis criadas, estão a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais e a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, que incentivam práticas agrícolas sustentáveis e valorizam saberes tradicionais.
Outro destaque de sua atuação legislativa é a instituição da Semana de Conscientização sobre o Uso Eficiente da Energia Elétrica, voltada à promoção de hábitos sustentáveis no cotidiano da população.
Com o novo papel de liderança na Comissão de Meio Ambiente da Alego, Gomide reforça sua intenção de ampliar o diálogo com universidades, movimentos sociais e entidades de pesquisa, como o LAPIG/UFG, para criar soluções que aliem preservação e justiça ambiental. “O Cerrado precisa ser tratado como prioridade, pois é um patrimônio natural que está sendo ameaçado por práticas predatórias”, defende.
Nesta semana, reforçando seu compromisso com a proteção do bioma, o deputado apresentou um projeto de lei que visa proibir o uso da técnica do correntão — uma prática altamente destrutiva para o Cerrado — como forma de desmatamento em todo o território goiano.