Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide apresenta projeto para instituir o Dia Estadual da Conservação do Cerrado em Goiás

07 de Maio de 2025 às 12:45
Antônio Gomide apresenta projeto para instituir o Dia Estadual da Conservação do Cerrado em Goiás

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou, nesta terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, um projeto de lei que visa instituir o Dia Estadual da Conservação do Cerrado, a ser celebrado anualmente em 5 de junho. Caso a matéria seja aprovada, a data passará a integrar o Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado, com o objetivo de destacar a relevância do Cerrado para a identidade e a sustentabilidade goiana.

Com o projeto de lei, Antônio Gomide busca promover a conscientização da sociedade sobre a importância ecológica, cultural e socioeconômica do bioma, incentivar a preservação e o uso sustentável dos seus recursos naturais, valorizar as comunidades tradicionais e estimular políticas públicas voltadas à sua conservação. O deputado também pretende fomentar atividades educativas e científicas que envolvam o Cerrado.

Para marcar a data, o Poder Executivo poderá promover, em parceria com instituições públicas e privadas, ações como campanhas de sensibilização, eventos educacionais, atividades de reflorestamento com espécies nativas e apoio a pesquisas e tecnologias sustentáveis. Essas iniciativas devem ocorrer em escolas, universidades, parques e outros espaços públicos.

A escolha do dia 5 de junho para a celebração do Dia Estadual da Conservação do Cerrado coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo. Essa data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Além disso, em 5 de junho de 2017, o Governo Federal assinou o Decreto nº 9.426, que ampliou o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros de 65 mil para 240 mil hectares. “Essa expansão foi um marco significativo na conservação do Cerrado no Estado, protegendo diversas espécies ameaçadas e nascentes importantes para bacias hidrográficas”, justifica Antônio Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.