Notícias dos Gabinetes
Deputado Antônio Gomide reforça importância da UEG para o desenvolvimento dos municípios

Durante palestra realizada nesta semana em Palmeiras de Goiás, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) ressaltou a importância da Universidade Estadual de Goiás (UEG) para o estado e para os municípios goianos. O parlamentar destacou a necessidade de se garantir autonomia financeira e administrativa à UEG e reforçou que a defesa da universidade pública deve partir, prioritariamente, da própria comunidade acadêmica.
Antônio Gomide, que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da UEG, ressaltou que a valorização da instituição deve ocorrer não apenas nos ambientes institucionais, mas também em espaços cotidianos da cidade. “Vamos valorizar a universidade em todos os espaços da cidade: com o comerciante, o frentista, no posto de gasolina, com o barbeiro, no salão de beleza”, exemplificou.
O deputado reforçou o papel da UEG na qualificação de profissionais e sua relevância econômica para o município. Ele lembrou que apenas 37 das 246 cidades goianas contam com uma estrutura como a do câmpus de Palmeiras, o que evidencia a importância da presença da universidade na região. “Se a universidade for embora, o prejuízo com o orçamento da cidade será real. Muitas pessoas vêm de fora, gastam em restaurantes, com aluguel de imóveis. A UEG movimenta a economia local”, alertou.
Antônio Gomide também ressaltou a necessidade de engajamento das lideranças políticas e administrativas locais, incluindo a prefeitura e a Câmara de Vereadores, na valorização da universidade. Para ele, a existência e o fortalecimento da UEG são deveres do estado.
“Precisamos que a universidade pública seja cada vez mais forte, que o estado reconheça que é dever dele garantir isso. Por isso, precisamos melhorar a lei, e essa é a nossa luta como deputado: para que a UEG tenha autonomia financeira e administrativa, e seja uma universidade livre”, destacou Antônio Gomide.