Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar propõe criação da Política Estadual de Compra de Materiais Reciclados

12 de Maio de 2025 às 13:50
Paulo Cezar propõe criação da Política Estadual de Compra de Materiais Reciclados

O deputado Paulo Cezar Martins (PL) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que institui a Política Estadual de Compra de Materiais Reciclados de Cooperativas e Associações de Catadores no Estado de Goiás. O objetivo é fomentar a reciclagem e promover a inclusão socioeconômica de catadores.

O projeto ressalta a importância de fomentar a cadeia de reciclagem, na perspectiva de redução dos impactos ambientais provocados pelos resíduos sólidos.

“Os catadores de materiais recicláveis são profissionais que recolhem, selecionam e vendem materiais que podem ser reciclados, como papelão, alumínio, plástico e vidro. Eles desempenham um papel crucial na coleta seletiva e na gestão de resíduos sólidos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e para a economia circular”, ressalta Paulo Cezar.

Segundo ele, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, com a ajuda dos catadores, podem gerar renda e empregos, além de reduzir a necessidade de aterros sanitários e a poluição ambiental.  

O projeto prevê que os materiais adquiridos poderão ser utilizados por órgãos públicos ou redirecionados para indústrias recicladoras credenciadas.

Como objetivo final, a proposta prevê que a Política Estadual de Compra de Materiais Reciclados, uma vez implantada, reduza o volume de resíduos enviados aos aterros sanitários, além de fortalecer as cooperativas e associações de catadores, estimular a coleta seletiva em parceria com os municípios e o fomento da economia circular e sustentável no estado.

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.