Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Iniciativa de Mauro Rubem, Título de Cidadania Goiana para Fernanda Torres e Walter Salles é aprovado

16 de Maio de 2025 às 13:16
Iniciativa de Mauro Rubem, Título de Cidadania Goiana para Fernanda Torres e Walter Salles é aprovado

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás aprovou, em definitivo, os projetos  nº 3615/25 e 3621/25, de autoria do deputado Mauro Rubem (PT), que concedem o Título de Cidadania Goiana à atriz Fernanda Torres e ao diretor Walter Salles. A homenagem é um reconhecimento ao impacto cultural e internacional do filme brasileiro Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional.

Além da estatueta, a produção foi indicada nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Filme, reforçando o protagonismo do cinema nacional no cenário global. O longa-metragem narra a trajetória de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado federal Rubens Paiva, sequestrado e morto durante a ditadura militar brasileira (1964–1985). A obra é baseada no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, filho do casal, e aborda com sensibilidade temas como memória, repressão e direitos humanos.

Walter Salles dirigiu o filme com a sensibilidade que marca sua carreira, enquanto Fernanda Torres brilhou no papel principal, interpretando Eunice com intensidade e delicadeza. Sua performance lhe rendeu indicações internacionais e fortaleceu seu legado como uma das grandes atrizes do país.

Com uma carreira consolidada no teatro, cinema e televisão, Fernanda Torres já havia sido premiada como Melhor Atriz no Festival de Cannes em 1986. Agora, com o projeto nº 3615/25, seu trabalho é também reconhecido com o título de cidadã goiana.

Segundo o deputado Mauro Rubem, a homenagem é mais do que merecida: “É um reconhecimento ao talento de dois artistas que ajudaram a projetar a história do Brasil para o mundo, promovendo reflexão sobre o nosso passado e a importância da democracia.”

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.