Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Com apoio de Mauro Rubem, Alego sedia a 40ª Semana do Assistente Social

16 de Maio de 2025 às 12:47
Com apoio de Mauro Rubem, Alego sedia a 40ª Semana do Assistente Social

O deputado Mauro Rubem (PT-GO) não poupou esforços para possibilitar que a realização da 40ª Semana do Assistente Social fosse realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A a atividade acontece de 14 a 16 de maio de 2025.

Rubem afirma que “É uma honra ter esse importante evento sendo realizado no Parlamento e a pauta deste encontro é fundamental para que o nosso estado, o Brasil e até o planeta possam buscar soluções inteligentes e responsáveis para a questão da urgência climática e da justiça social”.

Com o tema “Emergências ambientais e a intervenção profissional: desafios para o serviço social em tempos de colapso climático”, a abertura da 40ª Semana, em comemoração ao Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio, aconteceu na noite de quarta-feira, dia 14.

O deputado Mauro Rubem (PT), considerou oportuno falar sobre crise climática, meio ambiente e desigualdade:

“Estamos em um momento em que há uma forte ideologia invadindo mentes e corações e levando pessoas a serem negacionistas, a retrocederem. Estamos nesse período, mas é nele que ficamos felizes e animados em vermos que a assistência social coloca, no centro, o debate principal da humanidade, a desigualdade e os cuidados que precisamos ter com a mãe terra. Estamos enfrentando o que tem de pior”.

O parlamentar elogiou a iniciativa do Conselho Regional de Serviço Social (Cress), com o apoio das demais entidades que organizaram e possibilitaram a atividade e destacou a importância de lutar pela redução da escala de trabalho, o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda e a necessidade de taxação para pessoas de alto poder aquisitivo.

Além do parlamentar, o encontro contou a presença de Sueli Almeida Neves Sousa, presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress), da 19° região; Adriana Soares Dutra, conselheira representante do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS); Sandra de Farias e Nayla Milena, representantes da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss); Luís Augusto Vieira, coordenador do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás; Edar Jessie, representando da coordenação do Curso de Serviço Social da FacUnicamps; e a assistente social Rosana Santana, que mediou o debate.

Por fim, Rubem discorreu sobre a importância de debater as questões climáticas, sobretudo no ano em que a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima (COP30) ocorre no Brasil, e sugeriu que se crie um bosque com o plantio de 70 mil árvores em memória à população palestina assassinada no conflito que ocorre na Faixa de Gaza.  

Ao fazer uso da palavra, a presidente do Cress, Sueli Almeida, agradeceu o apoio do deputado por apoiar que o evento pudesse acontecer na sede da Alego e afirmou ter a plena convicção de que o serviço social é a luta coletiva, organização e resistência. “Assistentes sociais têm a alegria de estar na trincheira das desigualdades sociais, pois atuamos nos maiores níveis de desigualdades. É preciso repensar a lógica destrutiva que o capital instaura e trazer uma esperança de que é possível, com um formato novo e leve, onde a humanidade não seja roubada”, encerrou.

Fonte/foto: Agência Alego Edição Gabinete 15

 

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.