Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide defende o fortalecimento dos órgãos ambientais e a educação para preservar o Cerrado

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) defendeu, nesta segunda-feira, 26, a necessidade de fortalecer os órgãos ambientais e investir em educação para garantir a preservação do Cerrado. A declaração foi dada durante entrevista à Rádio São Francisco, de Anápolis, onde o parlamentar falou sobre sua atuação como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Goiás.
Antônio Gomide afirmou que o Cerrado tem papel fundamental na manutenção das águas e da biodiversidade, sendo essencial para a segurança hídrica e o combate ao aquecimento climático. “Estamos vivendo um momento em que precisamos, cada vez mais, buscar a preservação do Cerrado. Sabemos que esse é um bioma essencial para a preservação das águas e da biodiversidade”, afirmou.
O parlamentar destacou que seu trabalho na Assembleia tem se concentrado em três frentes: a fiscalização, a melhoria da legislação ambiental e a promoção da educação ambiental. Para ele, a conscientização da população é um dos caminhos mais eficazes para garantir a proteção do meio ambiente. “A educação ambiental será a forma real de buscarmos a preservação do Cerrado”, disse.
Antônio Gomide ressaltou, ainda, que muitas leis ambientais já foram aprovadas em Goiás, mas não saem do papel por falta de estrutura nas esferas estadual e municipal. Para mudar essa realidade, o deputado defende que o governo estadual e as prefeituras invistam na estruturação dos órgãos ambientais e na capacitação dos servidores.
“É preciso garantir que essas leis sejam implementadas. Para isso, temos defendido que tanto o governo do Estado quanto as prefeituras invistam na estruturação dos órgãos ambientais, capacitem servidores e promovam campanhas educativas”, afirmou.