Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Em Brasília, Bia de Lima participa de debate sobre regulamentação de data centers voltados à IA

28 de Maio de 2025 às 16:14
Em Brasília, Bia de Lima participa de debate sobre regulamentação de data centers voltados à IA

A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou, na manhã desta quarta-feira, 28, a convite do senador Vandelan Cardoso (PSD), de uma audiência da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal, para discutir o projeto que trata da regulamentação de centros de processamento de dados (CPDs), também conhecidos como data centers, voltados a aplicações de inteligência artificial.

“A pauta é fundamental para refletirmos sobre os impactos, os riscos e as oportunidades da IA no setor público. Aproveitei a ocasião para relembrar meu Projeto de Lei que estabelece princípios e diretrizes para o uso responsável da Inteligência Artificial, com foco em ética, transparência, segurança e eficiência”, afirmou a deputada Bia de Lima.

A CCT já realizou uma primeira audiência sobre a proposta, no dia 21 de maio. No requerimento para a nova rodada de debates, Vanderlan Cardoso destacou que os data centers são essenciais para o funcionamento de sistemas em diversos setores da economia. Para ele, a falta de regulamentação pode representar riscos tanto ambientais quanto relacionados à segurança digital.

De autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), o projeto estabelece diretrizes para o funcionamento de data centers de IA, com foco em eficiência energética, sustentabilidade ambiental, segurança digital e proteção de dados dos usuários. Segundo Styvenson, a proposta pretende responder aos desafios do crescimento acelerado do setor, que exige infraestrutura robusta e consome grandes volumes de energia. 

Além da deputada Bia de Lima, também participaram do encontro a diretora do Departamento de Transformação Digital e Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Cristiane Vianna Rauen; presidente-executivo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), Affonso Parga Nina; presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), Andriei Gutierrez; professor associado da Universidade Federal de Goiás (UFG), Celso Camilo; o assessor especial do Ministério da Fazenda Igor Marchesini Ferreira; diretor do Departamento de Planejamento e Outorgas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Interligações Internacional do Ministério de Minas e Energia, Guilherme Zanetti Rosa; e, ainda, o presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica).

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.