Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Antônio Gomide participa da inauguração da exposição sobre o Cerrado na Assembleia Legislativa

02 de Junho de 2025 às 12:50
Deputado Antônio Gomide participa da inauguração da exposição sobre o Cerrado na Assembleia Legislativa

Em comemoração ao Junho Verde, a Assembleia Legislativa de Goiás inaugurou, nesta segunda-feira, 2, a exposição “Cerrado: Berço das Águas e da Biodiversidade”, no saguão da Casa. A iniciativa faz parte do projeto Sementes do Cerrado, promovido em parceria entre o mandato do deputado estadual Antônio Gomide (PT) e o Instituto do Trópico Subúmido (ITS) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). A mostra propõe uma experiência sensorial e educativa, destacando a importância ecológica do segundo maior bioma do Brasil.

O deputado Antônio Gomide, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia, destacou que a exposição marca simbolicamente o início do mês do meio ambiente, reforçando a necessidade de conscientização sobre os riscos do desmatamento ilegal e a relevância da recuperação das nascentes.

“Sabemos que o Cerrado é o grande berço das águas. Para garantir um futuro sustentável, precisamos reduzir o desmatamento ilegal, criar consciência e fortalecer a educação ambiental nas escolas e na sociedade. Esta exposição chega em um momento oportuno, envolvendo alunos, educadores e toda a população na preservação do Cerrado”, enfatizou Antônio Gomide durante a cerimônia de abertura.

A mostra cenográfica simula um ambiente típico do Cerrado brasileiro, com destaque para a fauna regional, composta por animais taxidermizados do acervo da PUC Goiás. As peças foram doadas pelo renomado taxidermista professor José Hidasi, referência internacional na área.

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades e especialistas em preservação ambiental, como a professora Nicali Bleyer, coordenadora acadêmica e pedagógica do ITS; o professor Roberto Malheiros, coordenador do Núcleo Viveiro Escola; o deputado estadual Mauro Rubem (PT); a promotora Daniela Haun de Araújo Serafim, da Coordenadoria de Meio Ambiente do Ministério Público de Goiás; o professor Álvaro Fernando de Angelis, do Movimento SOS Chapada dos Veadeiros e do Observatório de Políticas Socioambientais de Goiás; e a professora Elaine Barbosa da Silva, coordenadora do LAPIG/UFG.

A exposição estará aberta ao público ao longo de junho, integrando a programação do Junho Verde e reafirmando o compromisso da Assembleia Legislativa e do mandato do deputado Antônio Gomide com a defesa do meio ambiente e a valorização do Cerrado como patrimônio natural e cultural.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.