Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Sancionada lei do deputado estadual Dr. George Morais que reconhece o Vox Patris como Patrimônio Cultural e Artístico de Goiás

04 de Junho de 2025 às 10:57
Sancionada lei do deputado estadual Dr. George Morais que reconhece o Vox Patris como Patrimônio Cultural e Artístico de Goiás

Goiás acaba de ganhar um novo ícone cultural e artístico. Foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, no dia 2 de junho de 2025, a Lei nº 23.455/2025, de autoria do deputado estadual Dr. George Morais (PDT), que reconhece o Vox Patris, grande sino do Divino Pai Eterno, como patrimônio cultural e artístico goiano. O maior sino que badala do mundo será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade, município consagrado como a “capital da fé” do estado.

O projeto foi apresentado por Dr. George Morais no dia 22 de abril de 2025 e aprovado em duas votações no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás: a primeira em 15 de maio e a segunda em 16 de maio. A sanção da lei foi formalizada pelo governador e publicada no Diário Oficial do Estado em 3 de junho.

O deputado Dr. George Morais, autor da proposta, expressou sua satisfação com a conquista. “O Vox Patris é um símbolo da fé e da religiosidade do povo goiano, além de ser um atrativo para o turismo religioso da nossa querida Trindade, algo que fortalece nossa cultura e nossa identidade. A aprovação desta lei é uma homenagem a todos os devotos do Divino Pai Eterno e uma marca histórica para Goiás”.

Com 55 toneladas, 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro, o Vox Patris foi fabricado na cidade de Rydultowy, na Polônia, e transportado por navio e carreta em uma jornada que durou quase 40 dias. O som do Grande Sino do Divino Pai Eterno será ouvido pela primeira vez no dia 26 de junho, no canteiro de obras do novo Santuário Basílica, durante a missa que marcará o início da Romaria de 2025.

Gabinete Dep. Dr. George Morais Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.