Notícias dos Gabinetes
Lucas do Vale acompanha início de atendimentos pediátricos no Cora e reforça compromisso com combate ao câncer em Goiás

Com atenção sempre voltada para a saúde pública do Estado, o deputado estadual Lucas do Vale (MDB) acompanhou nessa segunda-feira, 9, o início dos atendimentos pediátricos do Complexo Oncológico de Referência do Estado (Cora), em Goiânia. A admissão dos primeiros 12 pacientes infantis marca o início da operação da primeira etapa da unidade, cuja inauguração oficial está prevista para julho.
Durante a visita ao hospital, o parlamentar destacou a importância do Cora para o fortalecimento do sistema público de saúde do estado. Segundo ele, trata-se de um momento histórico para Goiás. “Estamos diante de um marco. O Cora não é apenas um hospital, é um símbolo de dignidade, esperança e modernidade no tratamento do câncer. Ver nossas crianças recebendo atendimento oncológico de excelência, via SUS, é um sonho que se torna realidade”, afirmou Lucas do Vale.
Inspirada no modelo do Hospital de Amor, de Barretos (SP), a unidade, considerada uma das mais modernas da América Latina, contará com 60 leitos nesta primeira fase, incluindo UTIs e enfermarias, e um corpo clínico de 275 profissionais já em atividade. A estrutura também dispõe de 115 espaços de cuidado, como quatro centros cirúrgicos, ambulatórios, radiologia, internação e pronto-socorro.
O investimento do Governo de Goiás ultrapassa R$ 250 milhões, entre obras e equipamentos de alta tecnologia, como aparelhos de ressonância magnética com inteligência artificial e centro cirúrgico integrado.
O início dos atendimentos no Cora também contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela, do secretário adjunto de Saúde, Sérgio Vencio, e outras autoridades.
Atenção aos pacientes oncológicos
A presença de Lucas do Vale na recepção dos primeiros pacientes do Cora reforça sua trajetória como defensor do tratamento oncológico público e de qualidade, especialmente na região Sudoeste do estado. O deputado, que também é médico, é responsável por melhorias importantes no Hospital do Câncer de Rio Verde, município por ele representado no Legislativo goiano.
Por meio de emendas e apoio institucional, Lucas viabilizou mais de R$ 3 milhões para ampliar o número de leitos de quimioterapia em Rio Verde, que hoje realiza mais de 440 sessões mensais, além de outras ações voltadas ao suporte e à assistência aos pacientes oncológicos. “O tratamento do câncer não pode ser interrompido por falta de estrutura ou distância. Trabalhamos para que a saúde chegue onde as pessoas estão, com eficiência e dignidade”, frisou o parlamentar.
Além da destinação de recursos para a saúde de Rio Verde e de todo o estado, Lucas do Vale também é autor da lei que criou o Estatuto da Pessoa com Câncer no Estado de Goiás. A nova legislação representa um marco na garantia de direitos e na promoção de políticas públicas voltadas ao acolhimento, tratamento digno e suporte integral às pessoas diagnosticadas com a doença.
Sancionada recentemente pelo governador Ronaldo Caiado (UB), a lei propõe o monitoramento e a avaliação do desempenho dos serviços prestados nos diversos níveis de atenção à saúde, com critérios técnicos e parâmetros previamente definidos, bem como o estímulo à incorporação de alternativas diagnósticas mais precisas e menos invasivas no SUS, à avaliação da acessibilidade aos serviços e à satisfação dos usuários e à realização de pesquisas e inquéritos populacionais sobre a morbidade e os fatores de risco.
O Estatuto promove, ainda, a formulação de estratégias de comunicação com a população, em parceria com movimentos sociais, profissionais de saúde e demais atores sociais, ampliando o conhecimento sobre o câncer, seus fatores de risco e as diretrizes de prevenção e controle, além de outras medidas voltadas ao combate da doença e ao apoio aos pacientes em todo o estado.