Notícias dos Gabinetes
Aprovado projeto de Amilton Filho que beneficia portadores de fibromialgia

Foi aprovado na última quinta-feira, 26, projeto do deputado estadual Amilton Filho (MDB) que cria a carteira de identificação do portador de fibromialgia em Goiás. A iniciativa, aprovada em segunda votação, segue agora para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB), e além de facilitar o acesso do portador da enfermidade aos meios de tratamento, também ajudará a quantificar o número de pessoas acometidas pela doença no Estado.
“Hoje, não se sabe ao certo quantas pessoas têm a doença em Goiás. Com a carteira, será possível descobrir esse número que se acredita estar por volta de 140 mil indivíduos”, destacou Amilton. De acordo com o projeto, a carteira de identificação do portador de fibromialgia será emitida por órgão indicado pelo Governo do Estado, com numeração para facilitar a contagem do número de pessoas acometidas pela doença, terá sua emissão gratuita e será válida por cinco anos, devendo ser renovada quando expirar sua validade.
Para requerê-la, o portador deverá solicitar ao Estado, via requerimento, acompanhado de um laudo assinado por um reumatologista que ateste o diagnóstico de fibromialgia, doença que afeta músculos, cartilagens e articulações, causando severas dores nessas partes do corpo e que muitas vezes afasta a pessoa do trabalho e a impede de realizar determinadas tarefas.