Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto do deputado Antônio Gomide que estimula inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho vira lei

04 de Julho de 2025 às 09:22
Projeto do deputado Antônio Gomide que estimula inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho vira lei

O projeto do deputado estadual Antônio Gomide (PT) que cria rede de apoio para pessoas com deficiência para inclusão no mercado de trabalho virou lei. O objetivo é promover a inclusão social e econômica dessas pessoas no mercado de trabalho. A sanção foi publicada no Diário Oficial.

A lei de Antônio Gomide visa a criação de uma rede de apoio voltada à inclusão e evolução profissional das pessoas com deficiência no ambiente corporativo. Essa rede deve ser formada por parcerias entre empresas e organizações da sociedade civil, com foco na implementação de projetos que promovam a empregabilidade e o desenvolvimento dessas pessoas nas empresas.

Entre as ações a serem estimuladas estão a eliminação de barreiras atitudinais que dificultam a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e o incentivo à educação inclusiva. Também se propõe a flexibilização da jornada de trabalho, quando necessário, visando atender às necessidades específicas desses trabalhadores, além de capacitar as empresas para reconhecerem e valorizarem suas potencialidades.

Outras medidas incluem a promoção da acessibilidade urbana, garantindo que as pessoas com deficiência possam se deslocar até os locais de trabalho, e o fomento a pesquisas acadêmicas que aprofundem o conhecimento sobre inclusão e deficiência. O objetivo é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, com oportunidades reais de desenvolvimento para todos.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.