Notícias dos Gabinetes
Governo de Goiás abre prazo para cadastramento de estudantes do Passe Livre Estudantil

Estão abertos desde a última terça-feira, dia 15 de julho, o cadastramento e o recadastramento do Passe Livre Estudantil (PLE).
O prazo segue até o dia 17 de outubro e vale para os estudantes dos municípios da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) e de Anápolis. Devem se recadastrar ou cadastrar os alunos da rede estadual de ensino que frequentam unidades escolares desses municípios da RMG (veja abaixo os municípios) e de Anápolis.
“É importante que os alunos permaneçam atentos para não perder mais este benefício, que o governador Ronaldo Caiado concede aos estudantes, para que possam se deslocar de suas casas ou locais de trabalho para a escola e vice-versa, a fim de garantir um futuro mais promissor para suas vidas”, lembra o deputado Amilton Filho (MDB), um dos maiores entusiastas dessa ação social do Governo de Goiás.
Aos estudantes que já possuem o benefício, basta atualizar as informações já constantes do Sistema da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), gestora do Programa Goiás Social, responsável pela concessão dos passes. Já os alunos novatos devem apresentar o cadastramento completo, apresentar a documentação exigida e informar todos os seus dados pessoais que serão solicitados. Ambos os procedimentos podem ser feitos no site www.juventude.go.gov.br.
Os alunos veteranos que já fizeram o recadastramento no semestre passado não precisam refazer o processo. Caso a documentação ou o cadastro do aluno apresente algum tipo de problema que impeça o seu cadastramento, o estudante tem até o dia 17 de novembro para regularizar sua situação junto ao PLE.
O Passe Livre Estudantil é um programa de mobilidade social que tem como objetivo reduzir a evasão escolar. O programa oferece 48 viagens mensais gratuitas para que os estudantes possam se deslocar de casa ou trabalho até a instituição de ensino e vice-versa. Todos os estudantes cadastrados recebem, mensalmente e de forma não-cumulativa, 48 viagens, conforme o calendário de aulas de cada unidade de ensino. As viagens são renovadas no primeiro dia útil de cada mês, conforme o calendário escolar das instituições de ensino.
Integram a Região Metropolitana de Goiânia os municípios de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.