Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Gomide defende fortalecimento da UEG com mais investimentos e retorno dos 2% do orçamento estadual para a instituição

21 de Julho de 2025 às 10:01
Gomide defende fortalecimento da UEG com mais investimentos e retorno dos 2% do orçamento estadual para a instituição

O deputado Antônio Gomide (PT) voltou a defender o fortalecimento das universidades públicas, com destaque para a Universidade Estadual de Goiás (UEG), durante entrevista à Rádio São Francisco, na manhã desta segunda-feira, 21. 

Segundo o parlamentar, garantir ensino superior gratuito e de qualidade é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, com oportunidades reais para os jovens. “É fundamental que nós, enquanto deputados, apoiemos toda iniciativa para fortalecer a universidade pública”, afirmou.

Antônio Gomide participou, na semana passada, do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado em Goiânia, no qual debateu com estudantes de todo o país os desafios enfrentados pelas universidades estaduais. Na ocasião, reforçou a necessidade de escutar as demandas dos jovens e de investir na estrutura dos campi, na ampliação de cursos e vestibulares e na melhoria das condições de ensino. “Precisamos reestabelecer a credibilidade da UEG, criar novos cursos e melhorar os laboratórios para garantir ensino com qualidade”, disse.

Um dos principais pontos defendidos pelo deputado é a volta da vinculação constitucional de 2% do orçamento estadual à UEG. Esse percentual permitiria à universidade um planejamento mais estável e investimentos da ordem de R$ 850 milhões anuais. “Hoje a UEG recebe menos de R$ 500 milhões por ano. É preciso garantir recursos para sua autonomia administrativa e financeira”, destacou.

Além da questão orçamentária, Antônio Gomide também cobrou avanços na valorização dos servidores da UEG. Ele defendeu a atualização constante do plano de carreira dos professores e, especialmente, a aprovação do plano de cargos e remuneração dos técnico-administrativos em 2025. Para o parlamentar, essa medida é fundamental para equilibrar a gestão da universidade e assegurar melhores condições de trabalho aos profissionais.

“Precisamos integrar orçamento, plano de carreira e condições de permanência para que o aluno consiga cursar sua graduação com qualidade e dignidade”, concluiu.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.