Notícias dos Gabinetes
Em defesa do Cerrado, Gomide contribui com projeto para ampliar a consciência climática no estado

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou recentemente um novo projeto de lei com foco nas mudanças climáticas. A proposta institui a Semana Estadual de Conscientização sobre o tema e reforça a trajetória do parlamentar na defesa do meio ambiente em Goiás, especialmente do bioma Cerrado.
Com 14 leis ambientais sancionadas entre 2021 e 2025, Gomide é hoje um dos principais nomes da Assembleia Legislativa quando o assunto é sustentabilidade. Ele preside a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que tem promovido debates técnicos, audiências públicas e articulações com especialistas para a formulação de políticas públicas mais eficazes.
A atuação se estende também a territórios estratégicos. Como coordenador das frentes parlamentares em Defesa do Cerrado e da Chapada dos Veadeiros, Gomide tem intensificado ações em municípios como Alto Paraíso e Cavalcante, ouvindo comunidades locais e pesquisadores sobre os impactos do desmatamento e das mudanças no clima.
O parlamentar também direciona recursos para instituições que atuam com ciência e conservação, como o LAPIG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento), da Universidade Federal de Goiás. A ideia é fortalecer a produção de dados e estudos que embasem ações de proteção ambiental.
“O Cerrado precisa ser prioridade. Estamos atentos aos impactos das mudanças climáticas e ao avanço do desmatamento. Nosso trabalho é para garantir que Goiás valorize e proteja esse patrimônio natural”, afirma Gomide.
Com uma trajetória marcada por ações ambientais desde que foi prefeito de Anápolis — período em que recebeu seis vezes o Prêmio Chico Mendes de gestão ambiental —, Gomide consolida sua liderança no tema e mantém o Cerrado no centro do debate político em Goiás.