Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Diante da taxação do Brasil pelos Estados Unidos, Paulo Cezar propõe fim da Taxa do Agro

05 de Agosto de 2025 às 16:14
Diante da taxação do Brasil pelos Estados Unidos, Paulo Cezar propõe fim da Taxa do Agro

Diante das incertezas geradas pela guerra tarifária entre Brasil e os Estados Unidos, com penalização do agronegócio, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) apresentou, durante sessão ordinária desta terça-feira, 5, projeto de lei que extingue integralmente a taxa do agro. Ao justificar o projeto, Paulo Cezar alega que a imposição de tarifa de 50% para commodities agrícolas brasileiras, pelo governo Trump, o agro brasileiro vive um momento de grandes dificuldades.

Segundo ele, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, deveria aproveita a oportunidade e concordar com a extinção da taxa, dado ao momento de crise que toma conta do agronegócio, “o maior gerador de emprego e renda no Brasil”.

Paulo Cezar argumenta que a mudança repentina do cenário internacional criou uma nova realidade. “Se a taxa do agro já era injusta, agora muito mais”, sublinhou. O parlamentar enfatizou que não podemos perder nossa “galinha dos ovos de ouro”, que é o agronegócio.

Na visão do decano, não há nenhuma justificativa técnica para a continuidade da taxa do agro. Ele avalia que se o governo estadual não voltar atrás, corre-se o risco de um “endividamento irreversível” dos produtores rurais e uma onda de demissões no campo sem precedentes na história de Goiás. “Assuntos série exigem decisões responsáveis”, disse Paulo Cezar, para quem o governador não pode mais continuar penalizando o agro.

O projeto revoga a Lei Estadual nº 21.670, de 11 de agosto de 2022, que criou o Fundo Estadual de Infraestrutura – FUNDEINFRA.

“Essa taxa vem onerando de forma injusta o agronegócio goiano, setor responsável por impulsionar a economia do nosso estado e garantir alimento nas mesas dos goianos”, sublinha Paulo Cezar.

Por fim, enfatiza que os produtores rurais têm sido obrigados a recolher valores adicionais para acessar incentivos fiscais e regimes especiais do ICMS, mesmo em operações de exportação. “Essa exigência, em um contexto de instabilidade internacional, tem gerado um efeito contrário ao desejado: penaliza quem produz e enfraquece justamente aqueles que garantem o alimento de cada dia ao povo goiano”, afirmou. Da tribuna, Paulo Cezar convocou os colegas a votarem a favor do projeto: “Peço aos deputados que revoguem essa lei maldita”.

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.