Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem vai realizar audiência pública sobre OSs e crise nas maternidades de Goiânia

06 de Agosto de 2025 às 12:11
Mauro Rubem vai realizar audiência pública sobre OSs e crise nas maternidades de Goiânia

O deputado Mauro Rubem (PT) realiza, nesta quinta-feira, 7, a audiência pública “OSs e a crise nas maternidades de Goiânia”, a partir das 9 horas, no auditório Francisco Gedda, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O evento é aberto ao público e conta com o apoio do Sindsaúde-GO.

Segundo Mauro Rubem, o objetivo da audiência é discutir a grave crise que afeta as maternidades Célia Câmara, Nascer Cidadão e Dona Iris, que enfrentam precarização dos serviços, demissões, falta de recursos e instabilidade provocada por mudanças na gestão.

“Ao invés de fortalecer a rede pública, investir em estrutura e valorizar os servidores, a Prefeitura cortou repasses e entregou a gestão das maternidades às organizações sociais. Isso é um retrocesso brutal. Saúde não é mercadoria!”, denuncia o deputado.

Entre os temas em pauta, estão a situação dos servidores da saúde, o encerramento do contrato com a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc) e, sobretudo, o projeto do prefeito Mabel de repassar a gestão das maternidades da Capital para Organizações Sociais (OSs), mesmo diante de graves denúncias de superfaturamento, desvio de recursos públicos e desrespeito aos profissionais da saúde.

O deputado defende a gestão pública direta, com concursos e valorização dos servidores efetivos, como determina a Constituição Federal.

A mesa diretiva será composta por autoridades e representantes de instituições estratégicas da saúde pública, entre eles: Mauro Rubem, deputado estadual e proponente da audiência; Liz Gaspar Machado Pellizzer, secretário municipal de Saúde de Goiânia; Lucilene Maria de Souza, diretora executiva da Fundahc; Dra. Milena Cristina Costa, procuradora do Trabalho no MPT-GO; Marlene Nunes Freitas Bueno, promotora de Justiça e coordenadora da área da Saúde no MP-GO; conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios; e Néia Vieira, presidenta do Sindsaúde-GO.

Serviço
Audiência Pública “OSs e a crise nas maternidades de Goiânia”
Data: 07 de agosto, quinta-feira
Horário: 9h
Local: Auditório 02 – Francisco Gedda – Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO)
Realização: Deputado Mauro Rubem (PT)
Apoio: Sindsaúde-GO

Gabinete Dep. Mauro Rubem

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.