Notícias dos Gabinetes
Famílias carentes de Anápolis terão acesso a medidores de pressão

Foi sancionada na última segunda-feira, 11, pelo prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), projeto de lei da vereadora e presidente da Câmara Municipal, Andreia Rezende (Avante), que garante o repasse de aparelhos medidores de pressão arterial, os chamados esfigmomanômetros, a pessoas carentes da cidade.
Os aparelhos serão adquiridos por meio de emenda parlamentar que será destinada pelo deputado estadual Amilton Filho (MDB), no valor de R$ 200 mil, para aplicação no Programa Hiperdia, de prevenção da hipertensão e do diabetes.
“É muito importante nosso apoio a esse projeto. Muitas pessoas possuem diabetes ou sofrem com hipertensão, ou as duas coisas, e nem sabem”, disse Amilton ao justificar o repasse da verba. “Além disso, são as duas doenças que mais causam óbitos em Anápolis, por isso é fundamental ajudarmos quem mais precisa”, completou.
A iniciativa da vereadora foi uma resposta concreta ao crescimento dos casos de hipertensão em Anápolis e a dificuldade de muitas famílias em acompanhar regularmente sua pressão arterial.
Em sua justificativa, a parlamentar ainda destacou que a hipertensão pode levar a sérias consequências para o coração, rins e cérebro. "O controle dos níveis tensionais e a correta administração do arsenal terapêutico são essenciais para evitar que uma pessoa com pressão alta evolua para esses casos graves".