Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
“Risco de apagão da educação”, alerta Bia de Lima durante audiência pública sobre o Pibid

13 de Agosto de 2025 às 08:52
“Risco de apagão da educação”, alerta Bia de Lima durante audiência pública sobre o Pibid

A deputada estadual Bia de Lima (PT) realizou, na tarde desta terça-feira, 12, em parceria com o vereador por Goiânia, Professor Edward (PT), uma audiência pública sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o Pibid. O evento reuniu estudantes, docentes, gestores, coordenadores e parlamentares, para discutir a importância da transformação do programa em política pública. 

Na ocasião, Bia de Lima, que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), falou que o programa é fundamental para a formação de professores, diante da realidade atual e do cenário de desvalorização das carreiras de licenciatura. 

“O Pibid tem importante missão para o futuro da docência no país, uma vez que o número de candidatos para seguir carreira como professor está em constante declínio ao longo dos anos. Estamos correndo o risco de ter um ‘apagão’ da educação. O programa tem o propósito de estimular a docência, para desenvolvermos práticas que incentivem a juventude a se interessar por essas profissões”, enfatizou a deputada. 

Ainda segundo Bia de Lima, agora é o momento de exigir que as redes de todas as esferas façam concursos públicos, para que os estudantes das licenciaturas tenham perspectivas de futuro, bem como de carreira. “É preciso que nossas vozes e mentes possam ser cada vez mais conectadas numa mesma direção: a defesa da nossa carreira, da nossa profissão e, principalmente, da educação.  Falo sempre sobre o apagão da educação, porque cada ano menos pessoas querem entrar para um curso de licenciatura. E qual a explicação? As pessoas querem uma profissão que tenha retorno social e financeiro, porém, neste cenário, a educação não confere nenhuma dessas coisas”, pontuou ela.

Antes mesmo de usar a palavra, a deputada quebrou o protocolo ao aclamar uma salva de palmas para o influenciador Felca, autor de um vídeo publicado nas redes sociais, que denunciou práticas sugestivas ou que induzam menores a comportamentos libidinosos, por parte de outro influenciador. Para Bia, a luta é de todos, e os educadores precisam se posicionar pela proteção das crianças e contra qualquer tipo de violência contra meninos, meninas e jovens. 

Em seu discurso, o vereador Professor Edward falou sobre a concepção do programa, criado há 18 anos, na gestão do então ministro da Educação, Fernando Haddad, além dos bastidores para que o debate do Pibid pudesse ser realizado. “Eu era reitor da UFG à época, o ministro Haddad nos desafiou a trabalhar na concepção do Pibid. A gente, que assistiu essa história, não imaginava o impacto e a transformação desse programa”, relatou.

O vereador também chamou a atenção para a pauta da possível privatização da educação de Goiânia, por meio da entrada de organizações da Sociedade Civil (OSC). “Essa foi a pauta pela manhã na Câmara de Goiânia, e o que vimos foi um desfile de vereadores defendendo essa ideia que envolve a precarização do ensino, exploração dos professores. Essa audiência é um marco, porque, além de defender o Pibid, a gente levanta uma discussão sobre a importância da educação pública na nossa cidade e em Goiás”, declarou o parlamentar.

Vindo do estado do Mato Grosso, o representante do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais dos Programas Pibid e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) (Forpibid-RP Nacional), Frederico Guirra, discorreu sobre o andamento para transformar em legislação o programa de bolsas de estudo, cujo projeto de lei nº 3970/2021 segue sob análise do Congresso Nacional. 


“Foi criada a proposta em 2021, e agora nós tivemos uma recente aprovação pela Comissão de Educação do Senado Federal, que apensou nosso projeto de lei ao PL de nº 7552/2014. Com essa primeira aprovação, vamos passar por duas comissões, e seguir para a Câmara dos Deputados”, exclamou Guirra.

A pró-reitora de Ensino do IF Goiano, Geisa D’avila Ribeiro Boaventura, falou sobre a importância do evento para a formação de futuros docentes. “A formação de professores é fundante, no sentido da valorização do magistério, do resgate da nossa moçada, porque a gente vê um ‘apagão’ de não querer ser professor e, por isso, a gente precisa valorizar a docência como um pilar para a nossa sociedade”, frisou. 

Na sequência, usaram a palavra a coordenadora de área do Subprojeto Interdisciplinar de Inglês/Pedagogia da UEG, Giuliana Castro Brossi; o coordenador de área do Subprojeto de Teatro do Pibid da UFG, professor Newton de Souza; o coordenador institucional do Pibid da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), professor Rodrigo Fideles Fernandes Mohn; a coordenadora de área de gestão do Pibid IFG, professora Aleir Ferraz Tenório; e a representante do Forpibid Centro Oeste, professora Rosenilde Nogueira Paniago.

Convidada para falar ao púlpito, a secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), professora Ludymilla Morais, destacou que a audiência pública do Pibid é fundamental para a continuidade da proposta. “Enquanto política pública, o programa vai ser muito válido para incentivar a juventude à docência. O Pibid pode permanecer, se fortalecer e transversalizar todas as gestões. Mas também é importante que façamos a nossa tarefa de casa, para que não vejamos novamente a juventude pedindo por ditadura”, comentou. 

Ao final do evento, foi dada a oportunidade de fala à plateia como forma de transmitir as experiências com o Pibid e de contribuir para o desenvolvimento do programa. 

Alunos da Universidade Federal do Estado de Goiás (UFG), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Instituto Federal de Goiás (IFG) e, por último, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), de diversos campus participaram do encontro. 

Sobre o Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma das principais políticas públicas voltadas para a valorização e formação de professores no Brasil. Ele aproxima estudantes das licenciaturas da realidade das escolas da educação básica, fortalece a integração entre universidades, institutos federais e redes de ensino, além de contribuir para a qualidade da educação e para a integração do tripé ensino, pesquisa e extensão.

O PIBID impacta diretamente a formação de futuros professores, oferecendo vivências práticas e experiências inovadoras em sala de aula; fortalece a parceria entre instituições de ensino superior e escolas da rede básica, promovendo troca de saberes e melhoria da qualidade educacional; e contribui para a produção de conhecimento científico e pedagógico, formando professores pesquisadores comprometidos com a educação pública. 

Nesse sentido, é importante o movimento coletivo em defesa do Pibid. De acordo com os organizadores da audiência, com diálogo, mobilização e envolvimento social, pode-se conquistar o reconhecimento do PIBID como política pública permanente.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.