Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima propõe regulamentação e atribuições dos guardas florestais em Goiás

14 de Agosto de 2025 às 14:00
Bia de Lima propõe regulamentação e atribuições dos guardas florestais em Goiás

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou projeto de lei que institui o Corpo de Guardas Florestais do Estado de Goiás, destinado à proteção, fiscalização, manejo e conservação das florestas, unidades de conservação estaduais, reservas florestais, mata ciliar, áreas de preservação permanente e demais bens ambientes sob a competência do Estado. Vale ressaltar que o ingresso ao órgão se dará por meio de concurso público.

De acordo com a parlamentar, a iniciativa responde à necessidade de fortalecimento da gestão ambiental, prevenção de crimes e infrações ambientais, proteção da biodiversidade e mitigação de incêndios florestais, que afetam diretamente os serviços ecossistêmicos, a economia e a qualidade de vida das populações locais.

“A presença permanente de Guardas Florestais em reservas estaduais permitirá maior eficiência nas ações de fiscalização, educação ambiental e manejo, favorecendo a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. O projeto prevê formação especializada, integração com outras forças e mecanismos de cooperação com comunidades e instituições, garantindo atuação técnica, preventiva e respeitosa aos direitos humanos e das populações tradicionais”, pontuou a deputada na justificativa da proposta.

Conforme a proposta, são objetivos do Corpo de Guardas Florestais: a prevenção e reprimir infrações ambientais em áreas sob jurisdição estadual; proteção, recuperação e conservação de ecossistemas florestais; orientação e educação a população sobre a preservação ambiental; apoiar ações de manejo florestal sustentável e de recuperação de áreas degradadas e ainda a colaboração na aplicação de políticas públicas ambientais e na execução de planos de manejo.

Ainda de acordo com a proposta, entre as atribuições dos guardas estão a realização de patrulhamento preventivo e ostensivo em reservas florestais e unidades de conservação estaduais; fiscalização de atividades potencialmente degradadoras (exploração madeireira, queimadas, caça, extração ilegal de recursos, desmatamento); execução de ações de educação ambiental e sensibilização das comunidades locais, entre outros.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.