Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Na tribuna, Bia de Lima cobra agilidade em processos de aposentadoria e reforça fim da taxação dos 14.25%

14 de Agosto de 2025 às 12:50
Na tribuna, Bia de Lima cobra agilidade em processos de aposentadoria e reforça fim da taxação dos 14.25%

A deputada estadual Bia de Lima (PT) usou a tribuna nesta quarta-feira, 13,  para cobrar que o projeto de lei complementar, no qual se estabelece o prazo máximo de 90 dias para a concessão administrativa de aposentadoria aos servidores públicos estaduais seja pautado na Casa.

Segundo ela, a tramitação do projeto havia sido suspensa, após tratativas com o Governo Estadual, que se propôs a buscar novas possibilidades e alternativas para a questão. No entanto, a parlamentar ressalta que nada aconteceu.

“O Governo continua demorando mais de dois anos para aposentar uma pessoa. Os profissionais estão trabalhando de graça. Além de não ter o bônus permanência, ainda por cima virou estratégia do Governo, isso passou a ser um instrumento do governo. Acabaram com a aposentadoria especial dos professores com a Reforma da Previdência, a maioria das pessoas já tem que trabalhar cerca de cinco anos a mais e, agora, mais dois anos, período que o Governo não dá andamento nos processos. Vão criando mecanismos e jogando os documentos de um lado para o outro, dificultando a vida das pessoas. Estou insistindo com essa pauta e precisamos de uma solução”, afirma a deputada.

“Não é possível usar essas pessoas dessa maneira e ainda depois de aposentados continuarem pagando 14.25% de desconto. Vamos pagar até morrer? É inadmissível escutar aqui na Assembleia Legislativa, como se alguns deputados estivessem preocupados com descontos indevidos de aposentados do INSS, sendo que cerca de 98% já recebeu os valores de volta, mas não se atentam ao calote que o Caiado está fazendo de forma regularizada. Nenhum aposentado concordou com essa decisão arbitrária. Não vamos ter duas caras e nem duas conversas não. Aqui tem gente que, quando convém fala uma coisa, depois muda o discurso”, declarou a deputada.

Ainda de acordo com a deputada, é preciso por fim a taxação dos servidores públicos aposentados, bem como a demora no processo de aposentadoria. “É preciso respeitar as pessoas que trabalharam e deram a vida por esse estado”, finalizou ela.

 

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.