Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Bia de Lima institui política de corredores ecológicos em Goiás

19 de Agosto de 2025 às 17:22
Projeto de Bia de Lima institui política de corredores ecológicos em Goiás

Projeto de lei apresentado pela deputada estadual Bia de Lima (PT) institui a Política Estadual de Corredores Ecológicos em Goiás, com a finalidade de promover a conectividade entre fragmentos de vegetação nativa, unidades de conservação e outras áreas ambientalmente relevantes, assegurando a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental.

Conforme a proposta, também são objetivos a redução dos efeitos de fragmentação de habitat e promoção da resiliência dos ecossistemas; a integração de ações públicas e privadas de restauração e conservação ambiental; apoio a implementação do Sistema Estadual de Unidades de Conservação da Natureza (SEUC-GO) e a valorização a sociobiodiversidade e os modos de vida sustentáveis das comunidades locais.

Segundo a deputada, a proposição visa suplementar a legislação federal sobre a conservação ambiental e conectividade ecológica, já que embora existam normativa que reconhecem a importância dos corredores ecológicos, há lacunas na legislação infraconstitucional que dificultam sua implementação em nível local.

“O Cerrado, bioma predominante em Goiás, é um dos mais ameaçados do mundo, e a fragmentação de habitats tem comprometido a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. A criação de corredores ecológicos é medida estratégica e urgente, que pode ser integrada à política de uso do solo, de combate à desertificação, de proteção das nascentes e de enfrentamento às mudanças climáticas”, aponta a parlamentar.

Entre as diretrizes da política estão o reconhecimento dos corredores ecológicos como instrumento de planejamento e gestão territorial; integração com as políticas estaduais de meio ambiente, uso do solo, recursos hídricos, agricultura e infraestrutura; priorização de ações em áreas com alta biodiversidade, ameaçadas ou de relevância ecológica estratégica; incentivo à participação de proprietários rurais, populações tradicionais e sociedade civil e ainda articulação com as políticas de combate às mudanças climáticas e de proteção de nascentes e mananciais.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.