Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Campanha de conscientização de depressão da pessoa idosa, proposta por Antônio Gomide, é aprovada

20 de Agosto de 2025 às 13:00
Campanha de conscientização de depressão da pessoa idosa, proposta por Antônio Gomide, é aprovada

O projeto do deputado estadual Antônio Gomide (PT) que propõe uma política de conscientização sobre a depressão da pessoa idosa no estado foi aprovado em definitivo, na sessão desta terça-feira, 19. O objetivo é promover campanhas educativas, capacitar profissionais de saúde e criar redes de apoio para identificar precocemente sinais do transtorno. A matéria segue para a sanção do governador.

A proposta institui que as campanhas educativas deverão englobar uma série de ações. Entre elas, a distribuição de materiais informativos em unidades de saúde, centros de convivência de idosos, escolas e outros locais de grande circulação; a realização de palestras, seminários e workshops voltados para a temática da depressão na pessoa idosa; e a utilização de meios de comunicação, como rádio, televisão e internet, para disseminar informações sobre esse importante assunto.

Antônio Gomide ainda propõe que a capacitação dos profissionais de saúde deverá contemplar cursos de formação e atualização específicos sobre a depressão nessa faixa etária. Além disso, devem ser realizados treinamentos práticos focados na identificação precoce dos sinais de depressão e na abordagem adequada para o tratamento, assegurando que os profissionais estejam preparados para lidar com esse desafio de forma eficaz.

Além disso, as redes de apoio terão um papel fundamental ao oferecer grupos de apoio e terapia comunitária destinados aos idosos e seus familiares. Essas redes também deverão promover atividades de integração social e lazer para os idosos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e prevenir o surgimento ou agravamento da depressão.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.