Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima destaca pioneirismo de Aparecida de Goiânia em exames preventivos do HPV

20 de Agosto de 2025 às 17:38
Bia de Lima destaca pioneirismo de Aparecida de Goiânia em exames preventivos do HPV

Ao usar a tribuna na sessão ordinária desta quarta-feira, 20, a deputada estadual Bia de Lima (PT), destacou a importância de Aparecida de Goiânia ser pioneira em uma ação inédita do SUS: a oferta de exames preventivos gratuitos para o câncer do colo de útero. Esse avanço permitirá que mais mulheres tenham acesso a exames essenciais para prevenção, reduzindo riscos e salvando vidas.

“Além disso, a parceria com hospitais privados, que podem abater dívidas com o governo realizando cirurgias de alta complexidade, vai acelerar as filas e garantir um atendimento mais rápido e eficiente”, pontuou a parlamentar.

“A saúde pública deve ser tratada como um direito, e é isso que buscamos: mais acesso, mais agilidade e mais cuidado com o nosso povo”, ressaltou Bia de Lima.

O município foi uma das 12 cidades do Brasil escolhidas pela Ministério da Saúde para o lançamento nacional do Novo Protocolo e Diretrizes para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, na UBS Santa Luzia. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas e marca uma nova etapa no enfrentamento à doença, oferecendo às mulheres um exame mais preciso, seguro e confortável.

O novo protocolo incorpora ao SUS o teste molecular de DNA-HPV, capaz de identificar com maior rapidez e especificidade o vírus responsável pelo câncer do colo do útero, antes mesmo do surgimento de lesões. Com a nova tecnologia, mulheres com resultado negativo precisarão repetir o exame apenas a cada cinco anos, contra o intervalo de três anos do método tradicional.

O município recebeu os primeiros kits do exame e iniciará a aplicação de forma gradual até setembro, conforme o envio de insumos pelo Ministério da Saúde.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.