Notícias dos Gabinetes
“A UEG é a oportunidade de jovens, homens e mulheres terem um curso superior gratuito”, diz Antônio Gomide

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) destacou, em entrevista à Rádio São Francisco FM, na manhã desta segunda-feira, 25, a importância da Universidade Estadual de Goiás (UEG) como instrumento de inclusão e desenvolvimento no Estado. A instituição, presente em 39 cidades goianas, garante acesso gratuito ao ensino superior para milhares de jovens e precisa de fortalecimento contínuo.
Antônio Gomide lembrou que a UEG oferece mais de 40 cursos de graduação em diferentes áreas, além de programas de tecnologia, mestrado e doutorado. Em Anápolis, onde está a sede da universidade, funcionam dois campi que concentram parte das atividades acadêmicas e de pesquisa. “É a oportunidade de jovens, homens e mulheres terem um curso superior gratuito e de qualidade”, afirmou.
O parlamentar destacou ainda a luta para assegurar que a UEG tenha autonomia financeira, com a retomada da previsão de 2% do orçamento estadual destinado à instituição. “Já estava na Constituição de 2018, mas foi retirado. Estamos trabalhando para que volte a ser uma garantia constitucional, o que representaria quase R$ 900 milhões por ano para a universidade”, disse.
Antônio avalia que esse recurso permitiria ampliar bolsas, melhorar laboratórios, garantir plano de carreira para professores e técnicos, além de abrir novos concursos. “Autonomia financeira significa garantir que a universidade continue crescendo, independentemente do governo de plantão”, ressaltou.