Notícias dos Gabinetes
Projeto de Antônio Gomide garante preservação e reconhecimento das ruínas do antigo arraial de Ouro Fino

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou projeto de lei, nesta terça-feira, 26, que visa a reconhecer as Ruínas do Antigo Arraial de Ouro Fino, localizadas a cerca de 13 km do centro histórico da cidade de Goiás, como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. O objetivo é preservar e valorizar o sítio arqueológico, que tem relevância histórica por seu papel no Ciclo do Ouro e na formação do território goiano.
O texto apresentado por Antônio Gomide aponta que o Poder Executivo poderá adotar medidas para a manutenção e promoção do local, em parceria com o Iphan e a Prefeitura de Goiás. Entre as ações previstas estão a sinalização do sítio, sua conservação, a inclusão em roteiros turísticos oficiais — como o Caminho de Cora Coralina — e a realização de atividades educativas e culturais que reforcem a importância do arraial para a memória histórica do estado.
Além disso, a norma inclui no Calendário Cívico, Histórico e Cultural de Goiás as comemorações populares e religiosas do Antigo Arraial de Ouro Fino. As festividades passam a ser oficialmente celebradas no primeiro domingo do mês de setembro, fortalecendo a preservação das tradições e estimulando o turismo cultural e sustentável na região.
"Esse projeto busca formalizar a proteção estadual do sítio, complementar ao processo de tombamento iniciado pela Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (Secult-GO), e ao pedido do prefeito municipal Aderson Liberato Gouvea para garantir que as futuras gerações possam conhecer e valorizar esse importante capítulo da história goiana. Por estas razões, solicito o apoio dos nobres pares para a aprovação deste projeto de lei", justifica Antônio Gomide.