Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Antônio Gomide garante preservação e reconhecimento das ruínas do antigo arraial de Ouro Fino

26 de Agosto de 2025 às 18:03
Projeto de Antônio Gomide garante preservação e reconhecimento das ruínas do antigo arraial de Ouro Fino

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou projeto de lei, nesta terça-feira, 26, que visa a reconhecer as Ruínas do Antigo Arraial de Ouro Fino, localizadas a cerca de 13 km do centro histórico da cidade de Goiás, como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. O objetivo é preservar e valorizar o sítio arqueológico, que tem relevância histórica por seu papel no Ciclo do Ouro e na formação do território goiano.

O texto apresentado por Antônio Gomide aponta que o Poder Executivo poderá adotar medidas para a manutenção e promoção do local, em parceria com o Iphan e a Prefeitura de Goiás. Entre as ações previstas estão a sinalização do sítio, sua conservação, a inclusão em roteiros turísticos oficiais — como o Caminho de Cora Coralina — e a realização de atividades educativas e culturais que reforcem a importância do arraial para a memória histórica do estado.

Além disso, a norma inclui no Calendário Cívico, Histórico e Cultural de Goiás as comemorações populares e religiosas do Antigo Arraial de Ouro Fino. As festividades passam a ser oficialmente celebradas no primeiro domingo do mês de setembro, fortalecendo a preservação das tradições e estimulando o turismo cultural e sustentável na região.

"Esse projeto busca formalizar a proteção estadual do sítio, complementar ao processo de tombamento iniciado pela Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (Secult-GO), e ao pedido do prefeito municipal Aderson Liberato Gouvea para garantir que as futuras gerações possam conhecer e valorizar esse importante capítulo da história goiana. Por estas razões, solicito o apoio dos nobres pares para a aprovação deste projeto de lei", justifica Antônio Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.