Notícias dos Gabinetes
Deputado Antônio Gomide destaca a importância do debate sobre as terras raras em Goiás

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) destacou, durante a Comissão de Minas e Energia na tarde desta quarta-feira, 27, a importância do debate sobre as terras raras no Brasil e em Goiás. O parlamentar salientou que se trata de um assunto de suma importância, sobretudo diante das ingerências dos Estados Unidos em relação à soberania brasileira.
Antônio Gomide destacou que Goiás é privilegiado por ter depósitos de terras raras. Por isso, o debate deve se basear na construção de valor agregado, ou seja, a exportação não deve ocorrer com o produto bruto. Goiás, nesse sentido, deve manter protagonismo.
“Aconteceu com o agronegócio, já que mandávamos a matéria bruta, que era industrializada fora. Podemos fazer isso, não somente com as terras raras, mas com o ouro, o níquel e outros minérios, que são explorados em Goiás e não se deu tanta importância à construção de valor agregado”, disse.
O deputado também reforçou que é preciso atentar para o fato de que a Constituição Federal prevê que a legislação sobre a mineração é de alçada do Governo Federal. “Nesse projeto que o Governo Estadual está enviando para análise dos deputados, precisamos ter cuidado para não cometer ilegalidade, até porque é matéria exclusiva do Governo Federal”, pontuou.