Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide realiza audiência pública sobre queimadas e meio ambiente em Goiás

Goiás é o segundo estado do país com maior número de queimadas em 2025, atrás apenas do Maranhão. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Corpo de Bombeiros apontam que, entre janeiro e agosto, foram registradas cerca de 6,5 mil ocorrências de incêndios. Apesar do número elevado, houve redução de 30% na área queimada em comparação ao mesmo período do ano passado.
As cidades com maior incidência de atendimentos são Goiânia, Caldas Novas, Aparecida de Goiânia e Catalão. A maioria dos casos ocorre em áreas urbanas, segundo levantamento da corporação.
Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Antônio Gomide (PT), e a Frente Parlamentar em Defesa da Chapada dos Veadeiros irão promover, no dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado, uma audiência pública para discutir a situação. O evento será realizado no Auditório 1, da Assembleia, das 13h30 às 17h30, com dois eixos principais: a revisão do Plano de Manejo da APA do Pouso Alto e os impactos do desmatamento e dos incêndios florestais em Goiás. O encontro terá espaço para manifestações da população.
Antônio Gomide preside atualmente a comissão responsável pela pauta ambiental na Assembleia e coordena a frente parlamentar criada para acompanhar a proteção das chapadas goianas. Ele é autor de leis voltadas à preservação de nascentes, combate às queimadas e incentivo à educação ambiental. Levantamentos de veículos de imprensa já indicaram que o parlamentar é um dos que mais apresentaram propostas ligadas ao meio ambiente em Goiás.
A expectativa é de que a audiência contribua para o aprofundamento das discussões e resulte em medidas de enfrentamento à crise ambiental que se repete a cada período de estiagem no estado.