Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Festa do Doce de Deuslândia torna-se patrimônio cultural e imaterial de Goiás

28 de Agosto de 2025 às 16:00
Festa do Doce de Deuslândia torna-se patrimônio cultural e imaterial de Goiás

O projeto do deputado Amilton Filho (MDB), que propunha a inclusão da Festa do Doce de Deuslândia, distrito de Brazabrantes (GO), na lista de patrimônios culturais e imateriais de Goiás,  foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e agora segue à sanção do Poder Executivo para que se torne lei estadual.

A propositura também inclui a festa no Calendário Cívico, Cultural e Turístico goiano e pretende reconhecer a importância do evento que acontece durante a Festa de Santo Antônio de Pádua, entre 12 e 14 de junho anualmente.

“Trata-se de um evento bastante tradicional, que mantém vivos os costumes de um povo e de uma região e que contribui com a economia de Brazabrantes, na medida em que atrai turistas, movimenta a economia e transmite esses valores de fé e devoção às futuras gerações”, explicou o deputado quando apresentou o projeto.

A tradição dessa festividade remonta o século passado e começou com as comunidades locais realizando festas em homenagem a Santo Antônio de Pádua, o Santo Casamenteiro, padroeiro dos pobres e protetor dos objetos perdidos, segundo a Igreja Católica.

A festa ganhou o nome "Festa do Doce" devido à tradição de preparar e distribuir doces. A organização da festa é geralmente feita por duas famílias, representando a tradição de um lado pela família da noiva e de outro pela família do noivo. 

 

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.