Notícias dos Gabinetes
“Nossa tradição viva”, enaltece Bia de Lima sobre carreiros de boi e berranteiros de Goiás

A deputada estadual Bia de Lima (PT) realizou, na noite dessa terça-feira, 23, uma sessão solene em homenagem aos carreiros de boi e berranteiros de Goiás. De acordo com a parlamentar, os homenageados mantêm vivas as tradições do Estado e não deixam a cultura morrer.
Apreciadora da cultura sertaneja e com raízes no interior, a deputada Bia de Lima falou sobre a história da família dela e do orgulho de ser uma pessoa da roça, além da importância do envolvimento das pessoas mais novas na manutenção das tradições. Segundo ela, a intenção da homenagem é valorizar os carreiros, mas também chamar a atenção para as histórias e a sensibilização das pessoas mais novas para a preservação dos costumes.
“É muito importante não deixarmos as tradições se perderem, especialmente nesse momento em que as pessoas ficam mergulhadas nas redes sociais. Cabe a nós garantir os nossos costumes, histórias e hábitos, para que não se percam. Temos que tomar os gaúchos como exemplo. Em todos os lugares que eles chegam, fazem um Centro de Tradições Gaúchas, e nós deixamos as coisas muito quietas. Parabenizo a todos por esse estímulo”, afirmou a deputada.
“O meu pai foi carreiro, os meus avós também, eles iam buscar sal lá para as bandas do Mato Grosso, demorava 30 dias para ir. O meu pai chegou a ganhar o troféu carro de boi lá em Jataí. Pouco tempo atrás, conversando com o meu filho, falei do meu desejo de aprender a tocar o gado e o berrante. Sou uma pessoa completamente apaixonada pela roça, esse é o lugar onde eu aprendi tudo”, completou.
A deputada afirmou ainda que ajudará as associações e grupos de carreiros de boi com emendas parlamentares e vai se empenhar na aprovação do dia nacional do carreiro.
A sessão solene foi também uma homenagem póstuma a Marco Aurélio Freitas, filho da professora Meibb Freitas, secretária de Formação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego). O jovem, que morreu em abril deste ano, era carreiro de uma comitiva do município de Mairipotaba e devoto do Divino Pai Eterno, sendo participante da Romaria de Trindade.
Ao falar sobre o filho e sobre a homenagem, Meibb afirmou que a deputada Bia de Lima valoriza a cultura goiana. “O Marco Aurélio vive em mim e viverá para sempre. Ele me ensinou a ser carreira e a seguir essa tradição. Meu coração está dolorido, mas tenho muita fé e sei que ele não nos abandonará. Mas me alegra saber que hoje temos uma deputada que valoriza a nossa cultura, que conhece a vida da roça. Eu não vou desistir de lutar pela lembrança do meu filho e tudo o que ele representa na Romaria de Trindade”, pontuou ela.
Durante a solenidade, foram homenageados carreiros e berranteiros dos municípios de Bela Vista, Mairipotaba, Silvânia, Pontalina, Damolândia, Brasilinha, Goiânia, Trindade, Cromínia, entre outros.
Ainda compuseram a mesa do evento o vereador de Silvânia Almiro Alves Batista, o presidente da Federação dos Carreiros de Goiás e um dos fundadores da Fãs Romaria dos Carreiros de Trindade, José Eugênio Guimarães Filho, o presidente da Associação dos Carreiros de Damolândia (Acardam), Lindomar Rodrigues da Costa, o carreiro Itamar Miguel de Souza e ainda a carreira e secretária de Cultura e Esporte de Damolândia Ingrid Maria Rodrigues Reis.