Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
"Inauguração do Cora consolida atendimento oncológico em Goiás", avalia Coronel Adailton

25 de Setembro de 2025 às 13:36
"Inauguração do Cora consolida atendimento oncológico em Goiás", avalia Coronel Adailton

O deputado estadual Coronel Adailton (Solidariedade) declarou, nesta quinta-feira, 25, que o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) vai garantir dignidade e qualidade de vida aos pacientes em tratamento contra o câncer, além de consolidar o atendimento oncológico no Estado. O parlamentar marcou presença na inauguração da primeira etapa da unidade, em Goiânia, e ressaltou o impacto social da obra, considerada uma das maiores já realizadas pelo Governo de Goiás.

“A inauguração consolida o atendimento oncológico em Goiás. É um sonho e um anseio de toda a nossa população de Goiás. Não apenas quanto à obra, quanto ao prédio, mas, principalmente, no sentido de cuidar da saúde, da dignidade das pessoas, cuidar da vida das pessoas, notadamente das crianças e adolescentes, que é o foco principal”, afirmou.

A primeira fase do hospital já está em funcionamento desde junho e conta com 60 leitos operacionais, sendo 48 de internação e 12 de observação, além de UTI pediátrica, centro cirúrgico e unidade de quimioterapia. O atendimento é totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com custeio mensal estimado em R$ 6,8 milhões.

Para o deputado, o complexo reforça a prioridade de seu mandato e da Assembleia Legislativa em apoiar projetos de saúde e assistência social. “É uma obra que visa o atendimento público, é SUS, é Governo do Estado, atuando em benefício da saúde da nossa população. Deputados estaduais agiram para sensibilizar e encaminhar recursos anualmente para que o Cora funcione com a perfeição que ele necessita”, acrescentou.

A obra

Inspirado no Hospital de Amor de Barretos (SP), o Cora é o primeiro hospital público de Goiás dedicado exclusivamente ao tratamento oncológico. Em pouco mais de três meses de funcionamento, já foram realizadas 225 cirurgias, 146 internações em enfermarias, 35 admissões em UTI pediátrica, além de 526 consultas médicas e 926 multiprofissionais. O balanço também aponta 104 sessões de quimioterapia e 853 manipulações de quimioterápicos.

O governador Ronaldo Caiado (União) disse que a inauguração marca o “compromisso com as crianças” e destacou a importância da estrutura diante da estatística de que o câncer é a principal causa de morte entre pessoas de 0 a 19 anos. “O olhar de esperança de uma criança, que agora terá um acompanhamento digno, é um motivo de muita alegria. Esse brilho não pode ser ceifado”, garantiu.

A gestão do hospital será feita em parceria com a Fundação Pio XII, dentro de modelo compartilhado entre o Estado e o terceiro setor, com acompanhamento de órgãos de controle. O projeto também prevê casas de apoio, como o Lar dos Artistas Amor e a Casa Ronald McDonald, que darão suporte às famílias durante o tratamento.

Gabinete Dep. Coronel Adailton Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.