Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Delegada Fernanda apresenta projeto de lei para fortalecer a proteção de crianças no ambiente digital

26 de Setembro de 2025 às 08:47
Delegada Fernanda apresenta projeto de lei para fortalecer a proteção de crianças no ambiente digital

A deputada estadual Delegada Fernanda (Solidariedade) apresentou, nessa quarta-feira, 24, na Assembleia Legislativa de Goiás, o projeto de lei que institui a Semana de Conscientização sobre o Uso das Redes Sociais por Crianças e Adolescentes. A proposta será realizada anualmente, na segunda semana de outubro, e passará a integrar o calendário oficial do Estado.

Objetivo da iniciativa

A Semana de Conscientização tem como finalidade promover debates, reflexões e ações educativas sobre os riscos do uso inadequado das redes sociais, especialmente entre o público infantojuvenil. Entre as atividades previstas, estão palestras em escolas, elaboração de cartilhas educativas, campanhas de orientação, rodas de conversa e encontros com pais e responsáveis.

As ações serão articuladas entre órgãos públicos, instituições de ensino, entidades da sociedade civil e profissionais das áreas de saúde, segurança, educação e direitos humanos.

Prevenção e proteção

De acordo com a justificativa do projeto, o uso crescente das redes sociais sem supervisão adequada tem exposto crianças e adolescentes a sérios riscos, como desafios perigosos, estímulos à violência e impactos negativos à saúde mental.

Casos recentes, como o da menina Sarah Raíssa, de 8 anos, em Ceilândia (DF), vítima do “Desafio do Desodorante” em 2025, reforçam a urgência da adoção de políticas públicas voltadas à educação digital e à prevenção desses perigos.

“Não podemos fechar os olhos para os riscos das redes sociais. Este projeto é uma forma de proteger nossas crianças e adolescentes, levando informação, prevenção e responsabilidade para dentro das escolas e das famílias”, enfatizou a parlamentar.

Compromisso com a infância

A parlamentar destacou que a proposta busca fortalecer a rede de proteção e ampliar o diálogo entre escola, família e sociedade. “A conscientização é fundamental para garantir que crianças e adolescentes utilizem as redes sociais de forma responsável e segura, preservando sua saúde física, emocional e mental”, justificou.

O projeto segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, será apreciado pelo Plenário da Alego.

Gabinete Dep. Delegada Fernanda Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.