Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Delegada Fernanda luta por mais proteção nas unidades de saúde com implantação do “botão do pânico”

26 de Setembro de 2025 às 14:30
Delegada Fernanda luta por mais proteção nas unidades de saúde com implantação do “botão do pânico”

A deputada estadual Delegada Fernanda (Solidariedade) apresentou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), um projeto de lei que torna obrigatória a instalação do dispositivo de segurança preventiva conhecido como “botão do pânico” em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, prontos atendimentos e demais estabelecimentos públicos, privados e conveniados ao SUS no Estado.

Mais segurança

O objetivo da proposta é garantir mais segurança para profissionais da saúde, pacientes e usuários do sistema, diante do aumento preocupante de episódios de violência nesses ambientes. O dispositivo permitirá acionamento rápido e silencioso, enviando alerta imediato às forças de segurança e às equipes internas, além de possibilitar geolocalização, registro eletrônico e gravação de áudio do momento da ocorrência.

O projeto define como situações de risco ou violência as condutas que resultem em morte, lesão corporal, dano psicológico ou patrimonial, além de ameaças, intimidações ou tentativas de agressão. A implantação será feita de forma gradual, priorizando unidades com maior índice de ocorrências.

“Profissionais da saúde saem de casa todos os dias para salvar vidas. Eles também precisam de proteção. O botão do pânico é uma medida de segurança urgente e necessária”, afirmou a parlamentar. 

Sem impacto adicional

Segundo a justificativa, a medida não deve ser encarada como gasto, mas como investimento em proteção à vida. Além disso, poderá ser viabilizada por meio de convênios e parcerias.

“Estamos falando de profissionais que diariamente dedicam suas vidas ao cuidado das pessoas e que, infelizmente, estão cada vez mais vulneráveis à violência. O botão do pânico é uma ferramenta essencial para dar mais segurança e dignidade a quem cuida da nossa saúde”, destacou a deputada.

O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, para apreciação em plenário.

Gabinete Dep. Delegada Fernanda Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.