Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Ampliar acesso à educação e capacitação profissional para atender comunidades de baixa renda é lei de Virmondes Cruvinel

10 de Outubro de 2025 às 09:57

Política Estadual de Fomento e Incentivo aos Cursos Sociais, Populares e Comunitários, proposta pelo deputado Virmondes Cruvinel, foi sancionada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ambos do União Brasil. A Lei nº 23.695, de 29/09/2025, visa ampliar o acesso à educação, à capacitação profissional e ao desenvolvimento socioeconômico em comunidades de baixa renda.

A legislação contempla cursos e oficinas organizados por entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, a exemplo de pré-vestibulares, preparatórios para concursos, formações técnicas, cursos de idiomas, informática, artes, dança, música, entre outros. 

“O objetivo é oferecer alternativas gratuitas ou a preços acessíveis para populações em situação de vulnerabilidade social”, destacou o parlamentar.

Entre as diretrizes estabelecidas no texto legal, estão o apoio financeiro, técnico e material a entidades sociais, além da formação de parcerias entre poder público e instituições de ensino e a criação de um cadastro estadual de cursos comunitários. Campanhas de divulgação e a promoção de eventos voltados à capacitação de professores e gestores estão previstas no escopo da lei.

A política será implementada prioritariamente em bairros e comunidades de baixa renda e, assim, garantir novas oportunidades de aprendizado, inclusão social e redução das desigualdades no Estado.

Gabinete Dep. Virmondes Cruvinel Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.