Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem marca presença na 23ª edição do Deputados Aqui que visita Minaçu
Com propositura do deputado Mauro Rubem (PT-GO) e capitaneado pelo presidente Bruno Peixoto, o programa “Deputados Aqui” da Assembleia Legislativa de Goiás está no município de Minaçu que oferece a Praia do Sol para receber a 23ª edição do evento, que ocorre neste sábado, 11.
Os deputados estaduais recepcionam lideranças políticas da região e o prefeito Carlos Leréia. Órgãos como a Polícia Civil, a Defensoria Pública e o TRE-GO atuam como parceiros da iniciativa.
A população da cidade, no Norte goiano, pode acessar serviços de saúde, assistência jurídica, cursos profissionalizantes, lazer e cultura, além de saborear o tradicional arroz carreteiro.
O evento, promovido pela Diretoria de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Goiás, ocorre neste sábado, 11, e tem com o objetivo de levar serviços públicos e atendimento direto à população em diferentes regiões do Estado.
Durante todo o dia, a população da região tem acesso a atendimentos gratuitos em diversas áreas, como saúde, cidadania, assistência jurídica, cursos profissionalizantes, lazer e cultura. Entre os órgãos parceiros estão a Polícia Civil, Defensoria Pública, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), além da Escola do Legislativo.
O lavrador Aguimar José Pimenta, morador há 54 anos na região, busca orientação jurídica da Defensoria Pública sobre partilha de bens. “Vim tirar uma dúvida com o advogado. Meu pai faleceu há 28 anos e uma irmã minha, que nunca esteve aqui, quer vender a terra. Quero saber se sou obrigado a sair”, explicou.
A contadora Marta Lélis realiza exame oftalmológico. “Uso óculos há anos e já não estavam bons. Fiquei sabendo do evento pela panfletagem no comércio e resolvi aproveitar”, contou.
Já Rosana Sousa elogiou a organização, ela é contadora e estava aguardando atendimento odontológico. “Vim para resolver documentação e aproveitei para consultar com o dentista. Estou achando tudo ótimo.”
Compromisso parlamentar
O presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto, destaca a missão do Legislativo de estar presente em todas as regiões do Estado e com isso aproximar o povo dos deputados e deputadas.
O diretor de Participação Popular, Elias Vaz, enfatiza a importância de levar o programa a regiões afastadas da capital e destaca o potencial turístico da região rica em paisagens naturais.
O deputado Mauro Rubem enfatiza a atuação do Governo Federal na região. “Temos visto investimentos importantes da União que chegam aos municípios, inclusive aqui em Minaçu. É essencial que esses recursos continuem beneficiando a população. Hoje, nós podemos destacar a isenção do imposto de renda para quem ganha menos de 5 mil reais”, disse.
Serviços oferecidos
O evento oferece serviços de emissão de documentos (RG e título de eleitor), atendimentos da Defensoria Pública (casamentos, divórcios, testes de paternidade), consultas médicas, exames oftalmológicos e de ultrassonografia, orientação jurídica e cursos de capacitação profissional, como automaquiagem, tranças e curso para servidores sobre a nova Lei de Licitações.
Também são oferecidas atividades de lazer: corte de cabelo gratuito, brincadeiras para crianças, distribuição de pipoca, picolé, algodão-doce, além de apresentações culturais com artistas da região.
Reconhecimentos
O prefeito Carlos Leréia agradece as emendas parlamentares recebidas e reforça que os recursos públicos devem ser direcionados para o bem-estar da população, independentemente de partidos.
“O município já passou por momentos difíceis, mas hoje vemos o apoio do Parlamento goiano chegar até nós. Isso é governar com responsabilidade."
Presenças no evento: o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), os deputados Mauro Rubem (PT), Bia de Lima (PT), Coronel Adailton (SD), Wagner Camargo Neto (SD) e Julio Pina (SD). Também comparecem o deputado federal Zacarias Calil (UB); o prefeito de Minaçu, Carlos Leréia (PSDB), vereadores, lideranças políticas, servidores, secretários e diretores da Casa de Leis.
A próxima edição acontecerá no próximo sábado, 18, em Palmeiras.
Fonte: Agência Assembleia de Notícias
Edição: Gabinete15