Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Gomide defende titulação dos professores e fortalecimento da UEG

20 de Outubro de 2025 às 16:46
Gomide defende titulação dos professores e fortalecimento da UEG

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) voltou a reforçar, nesta segunda-feira, 20, a necessidade de valorização da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Em entrevista à Rádio São Francisco, o parlamentar destacou que a instituição tem papel estratégico para o desenvolvimento do Estado e defendeu medidas para garantir autonomia financeira e administrativa, além da melhoria das condições de trabalho de professores e técnico-administrativos.

Antônio Gomide ressalta que a universidade, presente em 35 cidades goianas, deve ser fortalecida como instrumento de democratização do ensino superior público e gratuito. O deputado defende a devolução dos 2% do orçamento estadual previstos originalmente na Constituição, medida que daria mais independência à UEG. “É fundamental que a comunidade acadêmica possa planejar sua atuação conforme as vocações regionais e contribuir diretamente para o crescimento de Goiás”, afirmou.

Entre os pontos centrais levantados pelo parlamentar está a titulação dos professores concursados em 2024, que, mesmo mestres e doutores, ainda não recebem seus salários compatíveis com a formação. Gomide alertou que a demora no reconhecimento da titulação gera desmotivação e risco de evasão de profissionais qualificados para outras universidades. “Já são mais de 150 docentes nessa situação, espalhados pelo Estado, o que compromete o futuro da instituição”, disse.

Técnico-administrativos
O deputado também defendeu a implementação do Plano de Cargos e Remuneração (PCR) dos servidores técnico-administrativos, como forma de assegurar direitos e valorizar o trabalho desses profissionais. Além disso, destacou a necessidade de ampliar o apoio aos estudantes, com bolsas, restaurantes universitários e alojamentos, lembrando que 80% dos alunos da UEG pertencem a famílias com renda de até três salários mínimos.

Antônio Gomide destacou ainda que a defesa da universidade deve envolver toda a sociedade. Ele ressaltou que a Frente Parlamentar em Defesa da UEG, coordenada por ele na Assembleia Legislativa, seguirá atuando em busca de condições que permitam à instituição cumprir sua missão. “Valorizando professores, servidores e alunos, teremos uma universidade capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Goiás”, concluiu.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.