Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem destaca a importância da luta coletiva em defesa do SUS durante o X Consindsaúde

O encontro teve como tema “SUS em disputa – Democracia sob ataque e perda de direitos: desafios e perspectivas para a saúde pública e a classe trabalhadora”
O deputado Mauro Rubem (PT-GO) participou da cerimônia de abertura do X Consindsaúde, Congresso do Sindsaúde-GO, realizada no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia. O encontro, que teve como tema “SUS em disputa – Democracia sob ataque e perda de direitos: desafios e perspectivas para a saúde pública e a classe trabalhadora”, reuniu delegadas e delegados, trabalhadores e lideranças sindicais de todo o Estado para debater os rumos do Sistema Único de Saúde e a valorização dos trabalhadores do setor.
A mesa de abertura contou com a presença da presidenta do Sindsaúde-GO e diretora da CNTSS, Néia Vieira, da ouvidora-geral externa da Defensoria Pública, Ângela Cristina dos Santos Ferreira, do presidente da CUT-GO, Flávio Alves, de Patrícia Cristiane (MST), João Pires (CTB e Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania) e Fernando Mota (CTB), além do deputado Mauro Rubem.
O congresso destacou os ataques à democracia, a precarização do trabalho e as ameaças que o Sistema Único de Saúde (SUS) sofre com o avanço das políticas de privatização e terceirização. Segundo Mauro Rubem, o encontro representa um espaço fundamental de debate, formação e construção coletiva das lutas do movimento sindical.
“A luta da classe por reconhecimento, valorização e garantia de direitos está diretamente ligada ao rumo do SUS. É nesses espaços que conseguimos construir estratégias coletivas de resistência e defesa da saúde pública”, afirmou o parlamentar.
Durante os debates, os participantes denunciaram o avanço das organizações sociais (OSs), OSCIPs e demais formas de gestão privatizada na saúde pública, que, segundo eles, têm fragilizado os vínculos trabalhistas e colocado o SUS sob controle de interesses mercadológicos.
Análise de conjuntura: desafios e caminhos da luta coletiva
No mesmo dia, Mauro Rubem participou da mesa de Análise de Conjuntura, ao lado de Eliane de Moura Martins (UFRGS e MTD), com mediação da presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira. O debate discutiu os desafios políticos e econômicos enfrentados pela classe trabalhadora e os caminhos para fortalecer a organização sindical e a luta coletiva, destacando a importância da unidade entre as centrais sindicais, movimentos sociais e trabalhadores do campo e da cidade.
O deputado ressaltou a importância de compreender o atual contexto político e social para resistir aos ataques contra os direitos e o serviço público. “Vivemos um momento em que a luta da humanidade é a luta de classes. Precisamos enfrentar as mentiras e esse verdadeiro câncer do sistema de saúde, que são as organizações sociais. Aqui em Goiás, o governo Caiado aprofunda as terceirizações e privatizações, desmontando o direito à saúde da população”, pontuou Mauro Rubem.
Ele defendeu ainda a necessidade de redução da jornada de trabalho, valorização dos profissionais da saúde e respeito à dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras. “Essa é uma luta por um país soberano e justo, com liberdade e com a garantia do direito à saúde. Só com a união da classe trabalhadora, poderemos enfrentar o desmonte do SUS e assegurar dignidade a cada trabalhador e trabalhadora”, finalizou o parlamentar.