Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem destaca a importância da luta coletiva em defesa do SUS durante o X Consindsaúde

22 de Outubro de 2025 às 14:52
Mauro Rubem destaca a importância da luta coletiva em defesa do SUS durante o X Consindsaúde

O encontro teve como tema “SUS em disputa – Democracia sob ataque e perda de direitos: desafios e perspectivas para a saúde pública e a classe trabalhadora”

O deputado Mauro Rubem (PT-GO) participou da cerimônia de abertura do X Consindsaúde, Congresso do Sindsaúde-GO, realizada no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia. O encontro, que teve como tema “SUS em disputa – Democracia sob ataque e perda de direitos: desafios e perspectivas para a saúde pública e a classe trabalhadora”, reuniu delegadas e delegados, trabalhadores e lideranças sindicais de todo o Estado para debater os rumos do Sistema Único de Saúde e a valorização dos trabalhadores do setor.

A mesa de abertura contou com a presença da presidenta do Sindsaúde-GO e diretora da CNTSS, Néia Vieira, da ouvidora-geral externa da Defensoria Pública, Ângela Cristina dos Santos Ferreira, do presidente da CUT-GO, Flávio Alves, de Patrícia Cristiane (MST), João Pires (CTB e Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania) e Fernando Mota (CTB), além do deputado Mauro Rubem.

O congresso destacou os ataques à democracia, a precarização do trabalho e as ameaças que o Sistema Único de Saúde (SUS) sofre com o avanço das políticas de privatização e terceirização. Segundo Mauro Rubem, o encontro representa um espaço fundamental de debate, formação e construção coletiva das lutas do movimento sindical.

“A luta da classe por reconhecimento, valorização e garantia de direitos está diretamente ligada ao rumo do SUS. É nesses espaços que conseguimos construir estratégias coletivas de resistência e defesa da saúde pública”, afirmou o parlamentar.

Durante os debates, os participantes denunciaram o avanço das organizações sociais (OSs), OSCIPs e demais formas de gestão privatizada na saúde pública, que, segundo eles, têm fragilizado os vínculos trabalhistas e colocado o SUS sob controle de interesses mercadológicos.

Análise de conjuntura: desafios e caminhos da luta coletiva

No mesmo dia, Mauro Rubem participou da mesa de Análise de Conjuntura, ao lado de Eliane de Moura Martins (UFRGS e MTD), com mediação da presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira. O debate discutiu os desafios políticos e econômicos enfrentados pela classe trabalhadora e os caminhos para fortalecer a organização sindical e a luta coletiva, destacando a importância da unidade entre as centrais sindicais, movimentos sociais e trabalhadores do campo e da cidade.

O deputado ressaltou a importância de compreender o atual contexto político e social para resistir aos ataques contra os direitos e o serviço público. “Vivemos um momento em que a luta da humanidade é a luta de classes. Precisamos enfrentar as mentiras e esse verdadeiro câncer do sistema de saúde, que são as organizações sociais. Aqui em Goiás, o governo Caiado aprofunda as terceirizações e privatizações, desmontando o direito à saúde da população”, pontuou Mauro Rubem.

Ele defendeu ainda a necessidade de redução da jornada de trabalho, valorização dos profissionais da saúde e respeito à dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras. “Essa é uma luta por um país soberano e justo, com liberdade e com a garantia do direito à saúde. Só com a união da classe trabalhadora, poderemos enfrentar o desmonte do SUS e assegurar dignidade a cada trabalhador e trabalhadora”, finalizou o parlamentar.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.