Notícias dos Gabinetes
Deputado Antônio Gomide defende retorno de 2% do orçamento para a UEG
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) voltou a defender, durante sessão desta terça-feira, 28, na Assembleia Legislativa de Goiás, a destinação de 2% do orçamento estadual para a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Segundo o parlamentar, a medida garantiria à instituição mais de R$ 1 bilhão por ano.
Antônio Gomide lembrou que a vinculação de 2% do orçamento para a UEG constava na Constituição Estadual até 2019, quando foi retirada pelo atual governo. “Hoje, a universidade recebe pouco mais de R$ 500 milhões de orçamento. Quando o governador garantir novamente recursos adequados para a UEG, iremos bater palmas”, afirmou.
O deputado também destacou a necessidade de valorização dos servidores técnico-administrativos da instituição, por meio da implantação do Plano de Carreira e Remuneração (PCR) da categoria. “Quando tivermos o PCR dos técnicos-administrativos da UEG, que lutam há mais de um ano para que esse plano saia da Secretaria e venha para a Assembleia Legislativa, para que possamos votar, eu vou bater palmas”, ressaltou.
Antônio Gomide ainda lembrou que professores da UEG ficaram, desde o ano passado até esta semana, sem receber a titulação. São profissionais que, mesmo com títulos de mestres e doutores e com a garantia prevista em lei, continuavam recebendo como especialistas.