Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Luiz Sampaio homenageia notários e registradores em sessão solene na Alego

29 de Outubro de 2025 às 16:58
Deputado Luiz Sampaio homenageia notários e registradores em sessão solene na Alego

O deputado estadual Luiz Sampaio (Solidariedade) presidiu, na manhã desta quarta-feira, 29, uma sessão solene em homenagem aos notários e registradores de Goiás, realizada no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa. A cerimônia, que antecede o Dia Nacional dos Notários e Registradores, celebrado em 18 de novembro, reuniu autoridades, líderes de associações cartorárias e profissionais da categoria de todo o estado.

Durante a solenidade, Sampaio entregou Medalhas do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e Certificados de Mérito Legislativo a representantes das principais entidades extrajudiciais de Goiás. O parlamentar, que atua como tabelião há 36 anos, destacou a importância dos cartórios para o fortalecimento da segurança jurídica e o desenvolvimento do Estado.

“Só nós sabemos o quanto um tabelião e um registrador são importantes para a sociedade brasileira. É com muita emoção que presto essa homenagem a quem trabalha pela segurança jurídica, com eficiência e compromisso com o cidadão goiano”, afirmou o deputado.

Sampaio ressaltou ainda o papel essencial dos auxiliares e substitutos na rotina dos cartórios. “Sem eles, não conseguiríamos desenvolver o trabalho com excelência. Essa homenagem é para todos que fazem do serviço notarial um exemplo de qualidade e transparência”, completou.

Compuseram a mesa de trabalhos o presidente da Anoreg-Brasil e da Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR), Rogério Portugal Bacellar; a tabeliã Samara Cristina Esperidião Sampaio; o presidente da Anoreg-GO, José Ferreira de Paiva; o presidente do Instituto dos Cartórios de Protesto de Goiás, Frederico Junqueira; a presidente da Arpen-GO, Evelyn Valente; o presidente da Associação de Titulares de Cartórios de Goiás (ATC), Rodrigo Borba; e os tabeliães Bruno Quintiliano, Mauro Sampaio, Marconi Castro e João Teixeira Alves.

Reconhecimento 

Em discurso, Rodrigo Borba, presidente da ATC, agradeceu a iniciativa do deputado Luiz Sampaio e destacou a importância de ter um parlamentar que conhece profundamente a realidade dos cartórios. “A presença do deputado Luiz Sampaio é fundamental. Ele entende nossa rotina e sabe das peculiaridades da nossa atividade. Essa é a primeira homenagem coletiva da Casa aos titulares de cartórios, um reconhecimento à eficiência e à relevância da categoria”, disse.

Borba reforçou ainda que o modelo de gestão dos cartórios é um exemplo de eficiência administrativa. “Somos particulares prestando um serviço público, com responsabilidade de gerir e distribuir atribuições delegadas pelo Estado. É um regime jurídico bem-sucedido, que contribui para a segurança jurídica e a confiança da população”, afirmou.

Atividade essencial

O presidente da Anoreg e da CNR, Rogério Portugal Bacellar, também elogiou a iniciativa do deputado Luiz Sampaio. “Essa homenagem não é apenas para mim, mas para todos os notários e registradores do Brasil. Nunca havia visto uma homenagem coletiva como essa. Parabéns a Goiás por reconhecer uma atividade essencial para a sociedade”, declarou.

Bacellar ressaltou que os cartórios exercem papel decisivo na prevenção de litígios e na segurança jurídica, ainda que muitas vezes sem o devido reconhecimento. “Nós evitamos conflitos judiciais e damos segurança às relações civis, comerciais e imobiliárias. Precisamos de mais parlamentares com a visão e o compromisso do deputado Luiz Sampaio, que conhece e defende nossa categoria com propriedade”, afirmou.

O dirigente também alertou para os desafios enfrentados pelos profissionais do setor, como o aumento de tributos e as propostas de reforma administrativa e tributária que podem prejudicar o funcionamento dos cartórios. “Somos uma atividade essencial, que contribui diretamente para o Estado, o Judiciário e a população. Nosso trabalho é de responsabilidade e transparência, e merece ser valorizado”, concluiu.

Ao encerrar a cerimônia, Luiz Sampaio agradeceu a presença dos homenageados e reafirmou seu compromisso com a categoria. “É uma honra recebê-los nesta Casa. Contem comigo na defesa dos cartórios, dos seus profissionais e da segurança jurídica do nosso Estado. Que Deus abençoe cada um de vocês e que possamos continuar contribuindo para o progresso de Goiás”, finalizou o deputado.

Gabinete Dep. Luiz Sampaio Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.