Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima defende direitos dos servidores públicos federais durante participação na Plenária Sindical de Base do Sintsep
A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou, na manhã desta sexta-feira, 7, da Plenária Sindical de Base do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal em Goiás (Sintsep-GO), realizado no clube da entidade, em Aparecida de Goiânia.
Em sua fala, a parlamentar, que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), afirmou que os servidores públicos enfrentam um grande desafio em relação a reforma administrativa que tramite no Congresso Nacional.
“Nós não vamos concordar com o que querem fazer, com a retirada de mais direitos dos servidores públicos federais e que se amplia e se aplica para as outras esferas. Tudo que for feito de alterações causa um efeito cascata e acaba afetando os servidores públicos estaduais e municipais. Então, não é possível a gente achar que cada sindicato cuida da sua classe e salve-se quem puder. É preciso juntar esforços para que a gente consiga brecar essas mudanças. As medidas precisam ser em busca de avanços, de modernização, de organização do sistema administrativo e não de fazer economia nas nossas costas. Não aceitaremos isso”, afirmou a deputada.
De acordo com Bia de Lima, é preciso que as entidades sindicais façam os enfrentamentos necessários, com o apoio de todos os trabalhadores, inclusive, os aposentados, já que todas as mudanças implicam em reflexos automáticos.
“Estão criando mais carga para os aposentados, com mais taxações, como é o caso de Goiás, que taxou o grupo a partir da última alteração que o governo Bolsonaro fez, liberando para que a matéria previdenciária, que até então somente o Governo Federal poderia fazer alterações, agora foi liberado para que prefeitos e governadores também possam legislar sobre a pauta. E o efeito esta aí, aposentados taxados em 14,25% em Goiás, com a medida sendo copiada por outros prefeitos por aí afora”, argumentou a deputada.