Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Em parceria com Embrapa e MCP, Mauro Rubem acompanha plantio de corredores agroecológicos em Vianópolis

12 de Novembro de 2025 às 14:55
Em parceria com Embrapa e MCP, Mauro Rubem acompanha plantio de corredores agroecológicos em Vianópolis

O deputado Mauro Rubem (PT) participou do Dia de Campo em Vianópolis, ao lado do vereador Marquim. A atividade foi realizada por meio de uma parceria entre o Movimento Camponês Popular (MCP) e a Embrapa Cerrados e teve como foco o plantio de corredores agroecológicos com sementes crioulas de milho e feijão, intercalados com adubo verde e outras espécies vegetais utilizadas para adubar e proteger o solo.

O objetivo central da atividade foi demonstrar técnicas e estratégias voltadas à produção de sementes agroecológicas, promovendo a integração entre o conhecimento tradicional dos agricultores e a pesquisa científica desenvolvida pela Embrapa.

Os corredores agroecológicos são áreas de cultivo organizadas em faixas, onde espécies alimentares e plantas de cobertura são combinadas de forma planejada, criando sistemas de consórcios e rotações que contribuem para a fertilidade e sustentabilidade do solo.

Com mais de 15 anos de experiência, o MCP tem desenvolvido e replicado essa metodologia em diversas regiões do país, fortalecendo a produção de sementes crioulas agroecológicas. Desde 2010, o trabalho tem garantido o acesso democrático a essas sementes, beneficiando comunidades camponesas, quilombolas e povos indígenas em vários estados brasileiros.

Segundo Mauro Rubem, o projeto demonstra que é possível conciliar ciência, tradição e sustentabilidade. “É fundamental para mostrarmos que existem outros caminhos para a produção de alimentos, para a sustentabilidade no nosso Cerrado e em todo o Brasil e, dessa forma, fortalecer a agricultura familiar, a reforma agrária e garantir alimentos saudáveis para o povo”, destacou o deputado.

A Embrapa reforça que os sistemas agroecológicos aumentam a capacidade do solo de armazenar nutrientes, matéria orgânica e água, além de favorecer a proliferação da fauna do solo e criar resiliência contra pragas e mudanças climáticas. Solos mais férteis, portanto, significam maior produtividade e equilíbrio ambiental.

As sementes crioulas, utilizadas no plantio em Vianópolis, são tradicionalmente preservadas e multiplicadas pelos próprios agricultores, que as selecionam conforme resistência, adaptação ao clima e produtividade.

“Essas sementes têm um valor cultural significativo, pois representam o conhecimento ancestral e a relação íntima entre o homem e a terra. O uso e a preservação das sementes crioulas são fundamentais para garantir a segurança alimentar e a sustentabilidade das práticas agrícolas, além de promover a autonomia dos agricultores em relação ao mercado de sementes industriais”, afirmou Mauro Rubem.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.