Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Antônio Gomide que incentiva descarte adequado de dispositivos eletrônicos é aprovado

13 de Novembro de 2025 às 12:23
Projeto de Antônio Gomide que incentiva descarte adequado de dispositivos eletrônicos é aprovado

O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás aprovou, nesta quarta-feira, 12, por unanimidade, o projeto de lei do deputado estadual Antônio Gomide (PT), que visa instituir a Política Estadual de Consumo Consciente e Logística Reversa Digital. Com a medida, o parlamentar pretende incentivar o descarte adequado de dispositivos eletrônicos e a educação sustentável.

A política estadual do projeto de lei de Antônio Gomide será implementada a partir de campanhas de conscientização sobre consumo consciente, incentivo à criação de parcerias público-privadas para a instalação de pontos de coleta, com metas anuais de instalação.

Além disso, a política estadual deverá fomentar a capacitação de educadores para a disseminação de práticas sustentáveis no uso da tecnologia. Também apoio a projetos de pesquisa e inovação que visem à melhoria dos processos de reciclagem e reaproveitamento de resíduos eletrônicos, com destinação de recursos estaduais.

“A digitalização e o avanço tecnológico trouxeram inegáveis benefícios à sociedade, mas também geraram um problema alarmante: o aumento exponencial de resíduos eletrônicos”, diz Antônio Gomide. “O projeto de lei é uma medida para que Goiás se posicione na vanguarda das políticas públicas sustentáveis e à saúde pública”, justifica Antônio Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.