Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide propõe campanha anual para reduzir desperdício e incentivar sustentabilidade

18 de Novembro de 2025 às 16:44
Antônio Gomide propõe campanha anual para reduzir desperdício e incentivar sustentabilidade

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou projeto de lei que visa instituir a Semana Estadual do Consumo Consciente em Goiás. A semana deverá ser realizada anualmente na semana do dia 15 de março, em referência ao Dia Mundial do Consumidor. A iniciativa busca fortalecer a educação e a conscientização sobre práticas de consumo mais responsáveis, incentivando escolhas que considerem impactos sociais, ambientais e econômicos.

Entre os objetivos da proposta de Antônio Gomide, a Semana pretende estimular a reflexão sobre os efeitos do consumo, promover a redução do desperdício, incentivar a reutilização e a reciclagem, além de fomentar o uso de produtos e serviços que respeitem direitos trabalhistas, o meio ambiente e as comunidades locais. A proposta também prevê a divulgação dos direitos e deveres dos consumidores e a sensibilização de fornecedores quanto à responsabilidade socioambiental em suas cadeias produtivas.

Para desenvolver essas ações, o Poder Executivo poderá promover campanhas educativas, palestras, oficinas e seminários, além de incentivar feiras de produtos orgânicos e de comércio justo. Outras atividades previstas incluem o apoio a iniciativas de economia circular, a divulgação de boas práticas e a distribuição de materiais informativos. As despesas para a execução da lei serão custeadas por dotações orçamentárias próprias.

“O cenário global e local atual exige uma mudança urgente nos padrões de consumo. O consumo desenfreado e irrefletido tem gerado impactos ambientais significativos, como o esgotamento de recursos naturais, a poluição e o aumento da produção de resíduos, além de questões sociais relacionadas à produção. A instituição de uma Semana Estadual do Consumo Consciente em Goiás preenche uma lacuna importante na legislação estadual”, justificou Antônio Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.