Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Antônio Gomide para proteção dos mananciais e nascentes vira lei

01 de Dezembro de 2025 às 13:50
Projeto de Antônio Gomide para proteção dos mananciais e nascentes vira lei

O projeto do deputado estadual Antônio Gomide (PT) que cria o Dia Estadual da Proteção dos Mananciais e Nascentes foi sancionado e virou lei. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, 28.

A nova lei prevê que a data deve ser celebrada anualmente em 19 de setembro, alinhando-se ao Dia Mundial pela Limpeza da Água e passando a integrar o Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado.

De acordo com Antônio Gomide, a data tem como objetivo ampliar a conscientização da população sobre a importância da conservação das nascentes e dos mananciais, fundamentais para a segurança hídrica e o equilíbrio ambiental.

Entre os objetivos, estão a promoção de ações educativas, campanhas e mutirões em prol da proteção dos recursos hídricos, bem como o incentivo à formulação de políticas públicas voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais. A iniciativa ainda busca valorizar o patrimônio natural goiano, destacando sua relevância ambiental, social e econômica.

“A escolha da data de 19 de setembro confere ao Estado de Goiás um elo direto com o calendário ambiental mundial, ampliando a relevância das ações locais de proteção da água e colocando-as em sintonia com campanhas globais de conscientização. Ao alinhar-se ao Dia Mundial pela Limpeza da Água, o Estado não apenas fortalece sua política ambiental, mas também reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e com a participação social na defesa desse recurso essencial”, justifica o deputado.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.