Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar Martins deve liderar esforço concentrado de fim de ano na Alego
Decano do Legislativo estadual, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) deve liderar a força-tarefa para votar os projetos prioritários da Assembleia Legislativa, nesta reta final do ano. O presidente Bruno Peixoto (UB) articulou um esforço concentrado para zerar a pauta da Casa, com foco nos projetos que tratam da inclusão social e apoio à pessoa com deficiência.
Na última reunião deliberativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Cezar Martins conduziu a aprovação de 16 projetos apresentados no âmbito da Comissão e distribuiu outros 15. O pacote de matérias está pronto para ser votado pelo Plenário, com o carimbo de urgência e preferência.
Além de matérias de iniciativa parlamentar, na pauta também estão projetos de interesse do Governo. Boa parte deles já sob influência direta do vice-governador Daniel Vilela, que assumirá o cargo de governador em março de 2026, com a desincompatibilização do governador Ronaldo Caiado (UB), que deverá disputar a Presidência da República.
Com a experiência de seis mandatos, Paulo Cezar desempenhará funções relevantes na governabilidade de Daniel Vilela, visto que conhece como poucos o terreno do Legislativo estadual.
Entre os projetos aprovados pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e que estão prontos para serem votados, estão o que define a deficiência auditiva (Autor: Mauro Rubem), o que estabelece diretrizes para a política cultural de acessibilidade (Autor: André do Prêmio), o que dispõe sobre o acolhimento e capacitação para pais ou responsáveis por pessoas autistas (Autor: Paulo Cezar Martins), o que institui a política estadual de detecção de talentos paraolímpicos (Autor: Virmondes Cruvinel) e o que institui a semana estadual da acessibilidade (Autor: Antônio Gomide), entre outros.
Na última reunião da Comissão, na quarta-feira da semana passada, Paulo Cezar Martins avaliou o ano legislativo da comissão como “de muito trabalho e aprendizado”. Ele destacou vários projetos que se tornaram leis e que vão impactar positivamente na vida das pessoas com deficiência em Goiás.
O decano ressaltou ainda o papel de vanguarda da Assembleia Legislativa de Goiás na proteção dos direitos da pessoa com deficiência. “Hoje nosso Estado é referência nacional na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, muito em função do trabalho que desempenha o Poder Legislativo estadual”, disse.