Notícias dos Gabinetes
Governador Ronaldo Caiado sanciona duas leis de Amilton Filho que concedem título de cidadania goiana
O governador Ronaldo Caiado (UB) sancionou, nesta segunda-feira, 1º, duas leis estaduais derivadas de projetos de lei propostos na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) pelo deputado estadual Amilton Filho (MDB). Pelas leis, tornam-se cidadãos goianos o professor Augusto César Rocha Ventura, atual presidente da Associação Educativa Evangélica de Anápolis. A outra lei concede o mesmo título ao empresário radicado em Anápolis, Rodrigo Soares Sathler. A solenidade de entrega dos títulos no Plenário da Alego será na próxima segunda-feira, 8, às 15h.
Natural de São Fidélis, no Estado do Rio de Janeiro, Augusto Ventura radicou-se em Goiás aos 11 anos de idade, na cidade de Ceres. Aos 15 anos, mudou-se para Anápolis e, desde então, tem construído uma carreira admirável e comprometida com os princípios da ética, da excelência acadêmica e do serviço público, tornando-se um verdadeiro agente de transformação social em Goiás.
Atualmente, Augusto Ventura é doutorando em Direito Constitucional pelo Instituto de Direito Público (IDP). Tem mestrado em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Possui MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e pós-graduação em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg). Além disso, tem especialização em Direito Tributário e Processual Tributário pela PUC Goiás, e pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Academia de Polícia Civil do Estado de Goiás.
O empresário Rodrigo Soares Sathler é nascido em Ipatinga (MG), administrador de empresas, com pós-graduação em Gestão de Negócios e Logística, e construiu sua trajetória no setor de transporte de passageiros, onde atua há mais de 15 anos. Atualmente é Chief Executive Officer (CEO) da Viação Raissa, empresa fundada em 1995 por seu pai e que, sob sua liderança, tornou-se referência nacional em fretamento e mobilidade.
Sua relação com Goiás teve início em 2008, com operações em Barro Alto e Goianésia. Em 2016, expandiu a atuação para Anápolis, consolidando parcerias estratégicas e promovendo a geração de empregos. Em 2022, fixou residência definitiva no Estado, trazendo sua família para Anápolis em 2023, onde atualmente reside. A Viação Raissa, sob sua gestão, conta com 30 anos de mercado, sendo 17 de atuação em Goiás, com frota de 200 veículos e mais de 350 empregos diretos.
Apenas em território goiano, transporta diariamente mais de 22 mil passageiros, com faturamento médio de R$ 5 milhões mensais, o que demonstra sua contribuição para a mobilidade, a logística e o desenvolvimento regional. Além do papel empresarial, Rodrigo Sathler tem se destacado pelo apoio a projetos sociais e esportivos, como o Projeto Semear, que incentiva jovens atletas em Anápolis, e a manutenção de um time de futebol infantil para crianças carentes em São Luís de Montes Belos.