Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Antônio Gomide que propõe Semana Estadual da Astronomia em Goiás é aprovado

15 de Dezembro de 2025 às 11:17
Projeto de Antônio Gomide que propõe Semana Estadual da Astronomia em Goiás é aprovado

O plenário da Assembleia Legislativa de Goiás aprovou o projeto de lei do deputado estadual Antônio Gomide (PT) que visa instituir a Semana Estadual da Astronomia no Estado de Goiás. A data será celebrada anualmente na semana que incluir o dia 2 de dezembro, em homenagem ao Dia Nacional da Astronomia. O texto segue para a sanção do governador.

A proposta visa incentivar o interesse pela ciência e promover o conhecimento astronômico entre estudantes, professores e a população em geral, além de estimular práticas interdisciplinares nas escolas e a criação de clubes de astronomia.

Antônio Gomide destaca que, durante a semana, poderão ser realizadas diversas atividades organizadas por órgãos públicos e entidades parceiras, como observações do céu com telescópios, oficinas, feiras científicas, atividades culturais com temática cósmica e concursos estudantis. Também são previstas ações de astroturismo e visitas a planetários, museus e universidades, buscando aproximar a população da astronomia de maneira acessível e interativa.

A Semana passa a integrar o Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado, com o objetivo de fortalecer a divulgação científica e promover o turismo educacional.

“Ao estabelecer uma semana dedicada à astronomia, a iniciativa promove o acesso à ciência, incentiva a formação de pensamento crítico e estimula o interesse de estudantes, professores e da população em geral por temas fundamentais para o desenvolvimento humano e tecnológico”, diz Antônio Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.